O forró, xote, xaxado e baião são ritmos bastante populares no Nordeste e conhecidos no país inteiro, principalmente durante o São João. E foi através de nomes como Luiz Gonzaga por exemplo, que a tradição nordestina foi disseminada pelo país inteiro e até hoje embala as festas juninas do litoral ao Sertão da região.
Resposta. As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses.
As festas juninas transformam as cidades nordestinas e o espírito dos moradores que sentem uma atração e afinidade pela festa. As festas juninas são importantes para o comércio e o turismo do Nordeste. Além do valor da tradição, a venda e consumo de produtos e comidas típicos crescem bastante nessa época do ano.
Os colonizadores portugueses foram o povo que trouxe a festa junina para o Brasil. Isso ocorreu no século XVI, sendo essa uma herança cultural da nossa colonização. Em terras lusitanas, por conta da população ser muito católica, o hábito de comemorar as festas dedicadas aos santos já era comum durante o mês de junho.
Origens. No século XVI surgiram as escolas jesuítas para índios e dali se originou a música junina se espalhando pelo Brasil, em 1603 a obra História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, relatou que os índios eram muito amigos das novidades, como do dia de São João Batista por causa das fogueiras e capelas.
É a festa junina mais popular do estado, com os gaúchos acendendo fogueiras em incontáveis municípios. Ocorre, porém, frequentemente um erro: as fogueiras são acesas na véspera de São João e não, como deveria ser, à tarde do dia 24 de junho. A roupa adequada para essa ocasião é a gauchesca de festa.
No Centro Oeste, por exemplo, as festas juninas adotam algumas misturas das tradições dos países da fronteira, especialmente o Paraguai. Além da quadrilha tradicional, dança-se o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante.
Essas festas são comemoradas com a dança da quadrilha, e com comidas e bebidas tradicionais da época (como, por exemplo, canjica, pipoca, bolo de fubá, arroz doce e quentão). Além da fogueira, muitas brincadeiras juninas estão presentes nessas festas, que são decoradas com bandeirinhas e balões coloridos de papel.
Você já parou para pensar que as bandeirinhas de festa junina também é uma figura geométrica. Ela se chama pentágono, pois possui 05 lados, veja abaixo (PENTÁGONO). Agora é com você: Recorte as bandeirinhas para enfeitar sua Festa Julina.