Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo.
O que pode causar falta de vitamina A A principal causa da carência de vitamina A é uma inadequada ingestão de alimentos ricos em vitamina A, como cenouras, ovos, brócolis ou fígado, por exemplo.
Elas participam do metabolismo celular e caso estejam em falta podem causar alguns problemas de saúde. A Vitamina A é importante para o crescimento adequado e diferenciação dos tecidos de vários órgãos, em especial, os olhos. Ela também mantém boca, nariz, olhos e estômago saudáveis.
Sua forma mais comum leva o nome de retinol. Essa vitamina é responsável pela renovação celular e na produção de novas fibras de colágeno na pele. Ela também atua contra a flacidez, linhas finas de expressão, age contra o fotoenvelhecimento, além de diminuir espinhas e marcas de acne.
As vitaminas e os minerais são elementos inorgânicos que não podem ser produzidos pelo próprio corpo, mas são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Esses nutrientes podem ser encontrados em diversos alimentos, na exposição solar ou em suplementos de reposição.
Importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, a vitamina K é um nutriente lipossolúvel que contribui para a saúde cardiovascular e dos ossos.
A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento. No mundo todo, a deficiência de vitamina K pode causar morbidade e mortalidade infantil.
A vitamina K controla a formação dos fatores de coagulação II (protrombina), VII, IX e X no fígado (ver tabela Fontes, funções e efeitos das vitaminas). Outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K são proteína C, proteína S e proteína Z; proteínas C e S são anticoagulantes.
Contribui à saúde da pele e ao metabolismo do osso, promove a função apropriada do cérebro e impede doenças coração-relacionadas. Além disso, a vitamina K2 é importante no uso do corpo do cálcio ajudar a construir os ossos e a inibir a calcificação do vaso sanguíneo.
Complementando a publicação anterior, mais um pouco sobre necessidades vitamina K2 e cálcio e suas fontes alimentares....Necessidades diárias de cálcio.