Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior. O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares.
Ossos irregulares São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo.
Normalmente, a dor nos pés pode ser aliviada com repouso, um escalda pés ou uma massagem local com creme hidratante, no entanto, quando demora mais de 5 dias para aliviar é recomendado consultar um ortopedista para identificar se existe algum problema no pé, iniciando o tratamento adequado.
A Sesamoidite (dor embaixo do dedão do pé) refere-se à inflamação dos ossos sesamóides. Ao contrário de outros ossos que são conectados entre si através de uma articulação, os sesamóides repousam dentro de tendões. Dessa forma, esses ossos atuam como uma roldana para os tendões que circundam o dedão do pé.
O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso).
O hálux rígido é o nome dado à artrose da articulação metatarsofalangeana, responsável por conectar o dedão (hálux) ao pé. De acordo com o estudo “Hallux Rigidus”, essa doença resulta na perda de movimento do dedão, deixando-o rígido e dolorido. Essa patologia é a forma mais comum de artrose do pé e tornozelo.
Joanete ocorre porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés. Com a evolução do quadro, o dedo maior pode empurrar, sobrepor-se ou colocar-se debaixo dos outros dedos.
Pé dormente na maioria das vezes implica numa compressão do nervo. A área específica do pé dormente indicará o local de compressão mais provável. Dormência para os lados adjacentes de dois dedos sugere um problema entre os dedos dos pés.
Na presença de sintomas de dormência ou parestesias dos dedos e/ou mãos deve procurar um médico ortopedista especialista em mão, de modo a efetuar o diagnóstico correto e atempado da patologia em causa e, desta forma, ser orientado para fazer o tratamento mais adequado para cada situação.
5 formas naturais para tratar formigamento no corpo
O desgaste da cartilagem acontece por uma causa natural ou consequência de alguma doença. Os condrócitos, que são as células formadoras da cartilagem, não se regeneram da maneira adequada e por isso surge o desgaste.
Vários fatores podem causar movimentos involuntários como espasmos ou tremores. Pode ser simplesmente fisiológico em algumas situações, mas também pode indicar problemas como estresse ou ansiedade. Podem ainda estar relacionados a males maiores, mas nesse caso existiriam outros espasmos.
Dedos em garra é uma condição em que os dedos dos pés são dobrados, as juntas estão para cima e as pós dos dedos encontram os pés, formando uma garra. Essa condição pode afetar apenas um dedo ou todos eles. Em geral não são preocupantes, a não ser que sejam sintomas de algum problema de saúde mais grave.
Tratamento de Dedos em martelo Medicamentos para aliviar a dor também podem ser orientados. Caso tenha bolhas, não as exploda, isto pode causar infecções. Utilize cremes e proteção no local. Alongar gentilmente os pés também pode aliviar o problema.
Dedo em martelo é uma deformidade do dedo causada por um traumatismo que lesiona o tendão extensor da falange distal e o impede de exercer sua função. Assim, a ponta do dedo fica dobrada, e o paciente fica incapaz de movê-la e sustentá-la.