O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Conjunto de histórias e contos narrados pelo povo e transmitidos de geração em geração. Principais lendas da Região Sudeste do Brasil, como, por exemplo, a lenda do Curupira e a lenda da Mula sem cabeça. Principais lendas da Região Norte, como, por exemplo, a lenda do Boto e a lenda da Vitória-régia.
O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
“O saci é uma entidade mitológica com algum tipo de ligação com o demônio. Por isso, faz mais sentido que ele tenha só a perna esquerda.
Uma das práticas mais comuns realizadas pelo saci é o ato de incomodar os cavalos, sobretudo durante a noite. Conta-se que o saci costuma sugar o sangue dos cavalos, além de amedrontá-los durante a noite, então sempre que os cavalos estiverem agitados à noite é porque um saci esteve lá.
Importância do Saci-Pererê O personagem Saci-Pererê é relevante para fortalecer a nossa cultura popular. Além disso, o personagem traz consigo características de valorização das culturais que formam o nosso país, como a africana e a europeia.
O Dia do Folclore é festejado a 22 de agosto porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" --do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo" ou "aquilo que faz o folk".