Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).
Além do raio atômico, outro fator que influencia a eletronegatividade é o número de elétrons que o átomo possui em sua última camada. Quanto maior o número de elétrons, mais o átomo deseja atrair elétrons externos para alcançar a estabilidade (8 elétrons na última camada).
Eletronegatividade é a tendência de um átomo de um elemento químico receber elétrons e formar um íon negativo, a tendência dele atrair elétrons. A eletronegatividade pode influenciar muito no comportamento dos átomos.
Analisando a tabela periódica, percebe-se que chumbo e mercúrio estão no mesmo período da tabela, mas em grupos diferentes, e o chumbo tem maior número atômico, o que caracteriza maior eletronegatividade.
Resposta. Da esquerda pra direita na tabela periódica tem os elementos de menor eletronegatividade aos de maior eletronegatividade, quanto mais próximo do lado direto mais eletronegativo.
O elemento mais eletropositivo é o frâncio (Fr), que possui eletronegatividade 0,70....Tabela de eletronegatividade.
Césio
Como a eletroafinidade cresce da esquerda para a direita, o elemento mais eletronegativo é o flúor.
Características químicas dos halogênios Flúor: tem maior capacidade de atrair elétrons, isso porque é o mais eletronegativo. É o mais reativo da tabela periódica e encontrado com mais abundância na crosta terrestre. Ele tem o número atômico 9, isso significa que possui 9 prótons e 9 elétrons.
Dentre todos os elementos da tabela, os halogênios (elementos do grupo 7A) são os que possuem maiores valores absolutos de afinidade eletrônica, ao contrário dos metais do grupo 1A (alcalinos).
Hélio
Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa.
c) Qual dos elementos apresentado na tabela apresentará a afinidade eletrônica mais negativa? Justifique sua resposta. O Cl terá a afinidade eletrônica mais negativa, pois sua configuração eletrônica é [Ne]3s23p5, sendo assim ele tem tendência de ganhar um elétron para adquirir a configuração do argônio.
Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica Ela cresce no sentido horizontal, da esquerda para a direita, e no sentido vertical, de baixo para cima. Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico. Ela é maior à medida que o raio atômico é menor. O cloro tem grande afinidade eletrônica.
Sua configuração eletrônica é 1s22s2. Um elétron teria de ser adicionado ao subnível 2p, cuja energia é mais elevada do que a dos elétrons de valência (2s). O N também não tem nenhuma afinidade por elétrons. A configuração eletrônica do nitrogênio é 1s22s22p3.