80 dias
A colheita deve ser feita nas horas mais frescas do dia, através de corte do pedúnculo ou cabo, colocando-se os morangos nos contentores com o máximo de cuidado. Os frutos devem ser resfriados o mais rapidamente possível (até duas horas após a colheita), para evitar a rápida maturação e deterioração.
Veja os materiais e saiba como plantar morango em cano de PVC na posição horizontal
Alguns nutrientes não podem faltar na fórmula, como o nitrogênio, o potássio e o cálcio. A aplicação prévia de calcário e a irrigação frequente também são fundamentais para que a adubação tenha efeito. Em plantios caseiros ou domésticos, a adubação orgânica equilibrada pode ser suficiente para a produção.
Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas.
Após a colheita de setembro, corte os emaranhados de plantas com um motocultivador. Se, após a colheita, os seus morangos estiverem forrados em emaranhados de folhas de 60 cm, use um motocultivador para diminuí-las até que fiquem com 20 cm. Remova as plantas mais velhas e preserve as mais novas.
Passo a passo
Para conseguir as sementes basta esfregar o morango numa peneirinha e enxaguar em água corrente para retirar a polpa, você pode ver esse processo passo a passo clicando aqui. Depois você já pode semear no local definitivo, elas germinam com facilidade e crescem rapidamente.
É possível realizar o plantio diretamente na terra ou, além dos vasos, em outros recipientes, como cano de PVC, garrafas PET, cachepôs, entre outros. Os morangos devem ser plantados preferencialmente, no período entre o fim do verão e o fim do outono, de acordo com a região em que será realizado plantio.
A muda deve ser preparada deixando somente as 3 folhas mais novas. A raiz poderá ser cortada, deixando-a com 10 centímetros. Ao plantar, deve-se ter o cuidado de enterrá-la sem dobrar as raízes, cuidando-se para não enterrar a coroa ou o coração da muda e com o distanciamento de 30 a 40cm entre as plantas.
Dobre o papel toalha ao meio e coloque sobre ele as sementes com alguma distância entre elas. Evite amontoar. Procure colocar todas as sementes a mesma metade do papel e dobre ao meio novamente. Borrife água no papel toalha de forma que fique úmido porém sem ser encharcado.
a) produção de mudas - entre 1,5 a 3,5 m2 por matriz, obtendo-se de 75 a 150 mudas por metro quadrado para a maioria dos cultivares; b) produção de frutos - 30 x 30 a 35cm, sendo as plantas dispostas em quadrado ou quincôncio, em canteiros com 2 a 4 fileiras, em função do porte do cultivar e da umidade do ar no local.
Piracicaba, 16 – Os principais estados produtores de morango no Brasil são Minas Gerais e São Paulo (66% do total). A colheita ocorre de 50 a 100 dias após o plantio, dependendo do clima e da variedade, e vai de junho a dezembro em São Paulo, e de maio a outubro em Minas Gerais.
A pimenta-do-reino começa a produzir no segundo ano após o plantio. Mas, segundo Mário Silva, a produção se torna viável a partir de três anos. “No terceiro ano, a produção chega a três quilos por pé. Já no quarto ano, ela aumenta, chega a cinco quilos por planta”.