Os estudos podem se dividir em: São pesquisas originais, em que os dados colhidos ou variáveis observadas e analisadas no estudo (por um pesquisador) estão relacionados a aplicação de intervenções (estudos experimentais) ou observações (estudos observacionais).
Tipos de Estudo de Caso a) Estudos de caso descritivos: procuram apenas apresentar um quadro detalhado de um fenômeno para facilitar a sua compreensão, pois não há tentativa de testar ou construir modelos teóricos, mas práticos que se adequem àquela situação.
A característica mais importante de um estudo de caso é que ele lida com o estudo aprofundado de uma situação, evento ou caso específico, de forma que leve em consideração principalmente suas características internas, mas também o contexto em que ocorre.
O estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.
O roteiro de um estudo dirigido pode ser um capítulo de livro, um artigo ou um texto didático, facilitando, dessa forma, que o estudante explore lendo, compreendendo, interpretando, analisando, comparando, aplicando, avaliando e elaborando.
O estudo dirigido (e sua variável de recuperação da aprendizagem, a tarefa dirigida) é uma técnica de ensino que tem por objetivo guiar e estimular o aluno para o estudo individual e para o pensamento reflexivo.
O Estudo Orientado visa à excelência acadêmica e à consecução do Projeto de Vida do estudante. Explicação: O Estudo Orientado integra a Parte Diversificada do Currículo dentro das inovações em conteúdo, método e gestão das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Além de assegurar o espaço adequado para o estudar.
O Estudo Orientado é um momento para apoio individualizado aos estudantes, conduzido pelo assistente de ensino. Nele, os estudantes aprofundam novos conhecimentos, ou se dedicam às habilidades nas quais demonstram dúvidas ou dificuldades.
Fonte: BARRETO, Thereza Paes. Como devo estudar? Apostila de estudo orientado....O desorganizado.
Todo esquema não deve ter ultrapassar uma folha e uma das chaves desta técnica de estudo é a síntese que oferece ao mostrar de modo conceitual o conteúdo da matéria estudada através dos principais termos do tema exposto.
De acordo com a ciência: As 10 melhores técnicas de estudo
A técnica do estudo intercalado consiste em distribuir as matérias do seu plano de estudos de forma rotativa. O ideal é que, em um mesmo ciclo heterogêneo de estudos, sejam vistos assuntos completamente diferentes entre si.
Conceituação de técnicas As técnicas são o produto da aprendizagem repetitiva de procedimentos que são correspondentes à aprendizagem verbal, onde ocorre a aquisição repetitiva de informação.
Aprendizagem Acelerada são técnicas de aprendizagem sistêmicas (holísticas) que envolvem o uso de todo o cérebro, integrando os dois hemisférios, usando o corpo e as emoções que nele se expressam, facilitando compreensão, memorização e integração de maneiras nunca antes experimentadas.
As estratégias de ensino-aprendizagem são técnicas utilizadas pelos professores com o objetivo ajudar o aluno a construir seu conhecimento. Essas técnicas são essenciais para extrair o melhor aproveitamento do aluno, ajudando-o a adquirir e a fixar o conteúdo que foi ministrado.
As 5 Melhores Técnicas de Estudo para Fixar na Memória o Conteúdo Estudado