O efeito colateral mais frequente é a dor no local da infiltração após o término do efeito do anestésico local. Essa dor costuma melhorar nos primeiros dias. Riscos extremamente raros são dor de cabeça, punção dural, infecção, sangramento e piora dos sintomas.
Quanto tempo dura o efeito da infiltração? O efeito da infiltração dura de 90 dias a mais de um ano, dependendo da medicação, da articulação e do tempo de repouso após a infiltração.
Geralmente a infiltração é usada para a fisioterapia ser mais confortável, então se tiver alta do tratamento é um bom começo,que deve ter acondicionamento aeróbico ,alongamentos e acondicionamento do ato desportivo,a cargo de um preparador físico.
A realização de uma infiltração intra-articular deve ser seguida de repouso articular por no mínimo 48h após o procedimento na tentativa de retardar a saída da medicação do ambiente intra-articular e assim aumentar o seu efeito local.
Além disso, de preferência, após a infiltração a pessoa deve continuar realizando fisioterapia, hidroterapia e reforço muscular para fortalecer os músculos, melhorar a movimentação das articulações afetadas, diminuir a dor, aumentar a elasticidade e diminuir a progressão da artrose, evitando assim a colocação de uma ...
Synvisc custa entre 400 a 1000 reais.
Dessa maneira, o repouso articular é de fundamental importância; as articulações inflamadas devem ser deixadas em repouso, evitando-se posições viciosas antálgicas, sendo tal objetivo alcançado por meio do uso de órteses, que, além de melhorarem o quadro álgico, atuam na redução do espasmo muscular.
Procedimento: Aspirar a quantidade prescrita do medicamento, com uma seringa de 5 a 10 ml. Rotular a seringa. Posicionar o paciente adequadamente e estabilizar as articulações afetadas, sustentando-as com travesseiros, se necessário.
Um bom tratamento caseiro para tirar água do joelho consiste em colocar uma bolsa de água fria sobre a articulação inchada e dolorida, de 3 a 4 vezes por dia. Para isso basta comprar uma bolsa de gel na farmácia ou drogaria e deixar no congelador por algumas horas.
Além disso, o barulho no joelho também pode ser uma consequência de traumas, sobrecarga, alterações na cartilagem (fissuras , afilamentos, corpos livres) , lesões meniscais (calcificações , flaps, menisco lateral discóide), sinovite (plica patelar).
Joelho rangendo: O que é? O que fazer?
Crepitação patelar O que fazer: caso o joelho só esteja estalando mas não tenha dor e nenhuma limitação associada, não é necessário nenhum tipo de tratamento específico. Noutros casos pode ser preciso fazer sessões de fisioterapia utilizando aparelhos e exercícios para alinhar a patela e diminuir o desconforto.