Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas.
○ Os processos de conformação podem ser classificados em: Processos de conformação de volumes – onde a razão entre a área superficial e o volume é pequena. Processos de conformação de chapas – quando a razão entre a área superficial e o volume é grande. quente.
Nos Processos Metalúrgicos a conformação é obtida a partir da mudança de temperatura, já nos Processos Mecânicos a conformação é obtida pela aplicação de tensões ao material. ... A Conformação Plástica dos metais classificam-se em Extrusão, Forjamento, Laminação, Trefilação e Estampagem.
A conformação a frio é caracterizada pelo encruamento, quando a deformação acontece abaixo da temperatura de recristalização do material, ou seja, de 0 a 0,3TF (0 a 30% da temperatura de fusão do material).
Em que consiste o forjamento a frio Este processo consiste na aplicação de pressões extremamente elevadas no material, provocando a sua deformação (conformação) a uma forma pré imposta. A designação “a frio” deve-se ao facto do processo decorrer com o material à temperatura ambiente, sem pré-aquecimento.
O encruamento, também chamado de trabalho a frio, é um fenômeno modificativo da estrutura cristalina dos metais e ligas pouco ferrosas, em que a deformação plástica realizada abaixo da temperatura de recristalização causará o aumento de discordâncias na estrutura cristalina e consequentemente o aumento de resistência ...
A laminação a frio ocorre em temperatura ambiente, sem resfriamento, e abaixo da temperatura de recristalização do material. Por estar abaixo da temperatura de recristalização, o aço não pode ser laminado com tanta intensidade como na laminação a quente, pois ele apresenta maior resistência a deformação plástica.
Em termos de conformação mecânica, chama-se de: Trabalho a Quente (TQ) aquele que é executado em temperaturas acima de 0,5Tf. Trabalho a Morno (TM), executado na faixa compreendida (grosseira- mente) entre 0,3 e 0,5 Tf. Trabalho a Frio (TF) aquele que é executado entre 0 e 0,3 Tf.
Após a nucleação, os núcleos crescem às custas da microestrutura deformada com sua alta densidade de discordâncias. A menor temperatura na qual os grãos livres de deformação aparecem é a temperatura de recristalização, ao redor de 0,3 a 0,5 da temperatura de fusão.
A separação entre os dois se dá pela temperatura de recristalização, definida como "a menor temperatura na qual uma estrutura deformada de um metal trabalhado a frio é restaurada ou é substituída por uma estrutura nova, livre de tensões, após a permanência nessa temperatura por um tempo determinado".
Significado de Recristalização substantivo feminino Geologia Transformação que se produz nas rochas, pela qual minerais cristalinos em dissolução formam novos cristais.
A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais.
As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Eles também podem ser chamados de fases da matéria ou estados de agregação da matéria.