Segundo Hogan (1991), em seu artigo “Crescimento Demográfico e Meio Ambiente”, sabe-se que a pressão demográfica já foi responsabilizada por todos os males do mundo moderno, tais como: desertificação, fome, esgotamento de recursos, degradação ambiental, etc.
Quanto maior for o crescimento da população, maior será o consumo de alimentos, da água, utilização dos recursos naturais, ou seja, quanto mais se consumir mais falta terá. Sem contar com o aumento das indústrias e de veículos que contribuirão para a poluição da água, do ar e a superlotação das grandes metrópoles.
Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e suas soluções
Principais ameaças
Resposta: queimadas, desmatamentos,a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global.
Um dos principais problemas ambientais que acontecem no Brasil são decorrentes do acúmulo de sedimentos nos ambientes aquáticos, desencadeando obstrução dos fluxos de água e Destruição desses habitats. esse problema é conhecido como: A - desertificação.
As principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta são emissão de gases do efeito estufa (principalmente queima de combustíveis fósseis); despejo de metais pesados e agrotóxicos nós ecossistemas, desmatamento e extração ilegal de madeira , vazamento de petróleo e descarte inadequado.
Através deste levantamento foi possível identificar a ocorrência de uma gama bastante grande de problemas ambientais ligados basicamente a: desmatamentos, mecanização e monocultivos; expansão de monocultivos florestais; desertificação/arenização; ocorrência de pragas; enchentes e estiagens periódicas; atividades ...