Realizar a primeira higiene corporal apenas após 2-6h de vida. Evitar friccionar a pele e não remover todo o vérnix caseoso. Realizar higiene corporal de rotina apenas de duas a três vezes por semana. Realizar a higiene no leito apenas com algodão embebido em água morna, sem sabão, nas primeiras duas semanas de vida.
Nesse sentido, tradicionalmente a contaminação é evitada com o uso de medicamentos ou quando ocorre a limpeza imediata dos olhos do recém-nascido com solução aquosa de nitrato de prata a 1%.
A profilaxia da oftalmia neonatal (ON) gonocócica foi iniciada em 1880. Credé a descreveu como transmitida da mãe para o neonato pelo contágio durante o parto sendo causada principalmente pela bactéria Neisseria gonorrhoeae.
Vitamina K profilática para hemorragia por deficiência de vitamina K nos recém-nascidos. A vitamina K injetável pode prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. A vitamina K ajuda o sangue a coagular, mas a capacidade do corpo de armazená-la é muito baixa.
A melhor prática recomendada em parece ser de uma dose única intramuscular de vitamina K em todos os recém-nascidos nas primeiras 6 horas de vida. A dose recomendada para crianças que pesam mais de 1500g é de 1 mg e metade da dose, 0.
A dose de 1 mg de Vita K deve ser administrada por via subcutânea (SC) ou intramuscular (IM).
A dose prescrita para administração na rotina de admissão é de 1mg (= 0,1 ml) para RNs > 1000g e 0,5mg (= 0,05ml) para RNs < 1000g. As ampolas deverão ser desprezadas logo após o uso, em caixa coletora própria. A coxa direita deverá ser reservada para a aplicação de vacina anti-hepatite B do RN.
2 mg por via oral ao nascimento ou logo após; a dos e oral deve ser seguida por uma dose de 2 mg entre o quarto e o sétimo dia do nascimento. Uma dose oral adicional de 2 mg deve ser dada 1 mês após o nascimento.
ex. icterícia obstrutiva, assim como disfunções hepáticas e intestinais, e após tratamento prolongado com antibióticos, sulfonamidas ou salicilatos). Para profilaxia e tratamento de hemorragia em recém-nascidos, utilizar Kanakion® MM pediátrico 2 mg/0,2 mL ampolas.
Mesmo que a criança nasça saudável, o pediatra deve medir a circunferência da cabeça em todas as consultas realizadas no primeiro ano de vida do bebê. A medida revela o crescimento cerebral e, a partir dela, é possível detectar precocemente várias patologias neurológicas.
Este procedimento consta do “Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika” e está de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera, como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos, 32 centímetros.
Passe uma fita métrica onde começa a testa (início do cabelo, seguindo rente a orelha, até completar a volta inteira até a nuca. Assim terá a medida em centímetros. Se a medição ficar entre dois números, escolha o número maior. Por exemplo, 57.
… RN a Adulto