A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente. Frequentemente a dominância incompleta confunde-se com a codominância, entretanto as duas apresentam características fáceis de serem distinguidas.
Na dominância completa um dos alelos é dominante sobre o outro que é o alelo recessivo. Na dominância incompleta o fenótipo dos heterozigotos é intermédio dos homozigotos progenitores (existe um terceiro fenótipo) e nenhum alelo domina totalmente sobre o outro.
Na co-dominância, ambas as características são igualmente expressas. Assim, o fenótipo resultante expressará mais de um caractere. A co-dominância está intimamente relacionada à dominância incompleta, onde ambos os alelos são expressos em heterozigotos.
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.