Atualmente, no Brasil, os gêneros mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, são: forró universitário, samba de gafieira, zouk, soltinho, salsa, bolero, bachata, tango e kizomba, sendo que ainda podemos encontrar diversas variações destes gêneros.
Confira, a seguir:
O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil. Esse gênero de música foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão da Europa e da música popular portuguesa, com influências africanas.
Baiano (cantor)
O compositor Xisto de Paula Bahia, nascido em Salvador, compôs a primeira música brasileira a ser gravada, em 1902, o lundu 'Isto é Bom'. O cantor fez sucesso durante o Segundo Reinado, musicando o poema de Plínio de Lima, 'Ainda e Sempre'.
Mas atualmente o grande nome brasileiro ainda é Bruno Caliman, o líder do ranking. Mas não podemos nos esquecer de outros grandes compositores como Djavan, Almir Sater, Fátima Leão, César Augusto, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico Science, Cartola e etc.
Bruno Caliman é, atualmente, o compositor mais destacado da música sertaneja. Ele é o compositor brasileiro que mais arrecada com direitos autorais. Ele é considerado o gênio das composições sertanejas. Bruno Caliman nasceu na Bahia e, desde jovem, se interessa por música.