No sentido de em razão de, por causa de, DEVIDO sempre será acompanhado da preposição a. Essa relação entre um verbo e um termo que o complementa, estabelecida através de uma preposição, é chamada de regência verbal. Se após essa expressão surgir um substantivo feminino, ocorrerá a crase.
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
♥ Pôde: Pôde, com acento circunflexo, indica que o verbo “poder” está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, indicando que uma ação já foi terminada, realizada. Observe os exemplos: Infelizmente ele não pôde vir à festa da escola. Ele não pôde atender o celular porque estava dirigindo.
Resposta. Pôde vem do verbo poder, e está no passado. Logo se vc pergunta: "vc pode fazer?" é futuro igual à. "Vc poderia fazer?"
Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.
Poder é possibilidade,dever é obrigação. Você pode até ter a possibilidade de fazer certa coisa,mas se não tiver o dever de fazê-la,você tem a liberdade se recusar a fazer.
Significado de Pode substantivo deverbal Ação de poder, de ter capacidade, direito ou autoridade para conseguir ou para realizar alguma coisa: ele não pode fazer este trabalho; ele tem todas as condições necessárias e pode se candidatar ao emprego. Ação de estar sujeito a: o atleta pode se machucar durante o jogo.
Pôr= Pode= Pôde=
Fôssemos ou fossemos
A vida nos seria totalmente sem graça se fôssemos todos iguais. A graça está exatamente em sermos diferentes. ... Eu me preparo pra mim, me preparo pra você, me preparo para a vida e para o mundo!
Fosse- 1° pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Tiver é a forma conjugada do verbo ter na 1. ª ou 3. ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo. Este tempo verbal se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro.
Modo Indicativo