No sistema nervoso parassimpático, o neurotransmissor que atua é a acetilcolina (Ach). A Ach atua em dois tipos de receptores: receptores nicotínicos e receptores muscarínicos. A Ach é produzida dentro de um neurônio colinérgico, onde ocorre ligação de uma molécula de acetil-Coa (vindo da mitocôndria) e colina.
S.N. Parassimpático: Neurônios pré e pós-ganglionares secretam acetilcolina. Inativação ou retirada dos neurotransmissores: Acetilcolina: inativada pela acetilcolinesterase Noradrenalina: - na fenda sináptica: recaptada pela membrana pré-sináptica.
No SNPA parassimpático o neurotransmissor é a acetilcolina, como nas sinapses ganglionares. Já no SNPA simpático o neurotransmissor é, com poucas exceções, a noradrenalina. Uma dessas exceções é a fibra parassimpática pós-gânglionar que inerva as glândulas sudoríparas, cujo neurotransmissor é a acetilcolina.
A acetilcolina no SNP( sistema nervoso parassimpático) atua sobre receptores muscarínicos e nicotínicos. Os neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso simpático secretam principalmente noradrenalina, razão por que a maioria deles é chamada neurônios adrenérgicos.
Por exemplo, o sistema nervoso simpático pode acelerar os batimentos cardíacos; dilatar as passagens dos brônquios; diminuir a motilidade do intestino grosso; constringir vasos sanguíneos; aumentar o peristaltismo do esôfago; causar a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea.
A principal formação anatômica do sistema simpático é o tronco simpático formado por uma cadeia de gânglios unidos através de ramos interganglionares. ... São desses gânglios que saem as fibras pós ganglionares cujo destino é sempre uma glândula, musculo liso ou cardíaco.
Astrócitos: Astrócitos são células em forma de estrela que circundam os neurônios e suportam a função dos neurônios. Os astrócitos ajudam principalmente a regular o ambiente do cérebro. Os astrócitos também ajudam os neurônios a sinalizar para outros neurônios, passando substâncias químicas de um neurônio para outro.
Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio.
O neurônio, a célula comum a todo e qualquer sistema nervoso existente no reino Animalia, assemelha-se, em sua função, a um fio condutor de eletricidade. Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio.
Função dos neurônios Os neurônios são células responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos. Os neurônios são células excitáveis, ou seja, conseguem responder a estímulos com modificações da diferença de potencial elétrico na membrana celular.
Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células. O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia.