Porém, o espinafre na sua forma pode interferir na absorção de nutrientes e até mesmo causar problemas renais. Segundo a nutricionista clínica Jane Carvalho, o espinafre contém ácido oxálico que é um anti-nutriente, ou seja, interfere na absorção de minerais como o cálcio e o magnésio.
“Tudo bem cozinhar o espinafre no vapor ou salteá-lo rapidamente”, ensina. “Até porque o vegetal cru tem oxalato, que prejudica o aproveitamento de nutrientes”, ensina.
A recomendação é consumir pelo menos uma porção, cerca de meio prato de sobremesa, três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é recomendado ingeri-lo com outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. O espinafre pode ser consumido em saladas, smoothies, cozido e em molhos.
Para comer cru, no preparo de saladas ou suco verde, substitua o espinafre cru pela couve-manteiga. Outros bons substitutos são a rúcula e o agrião.
Os principais benefícios do espinafre são:
Geralmente, é preparado com ingredientes como a couve, espinafre, agrião, salsinha e hortelã. Ajuda no fortalecimento da saúde, além de diminuir a retenção de líquidos, ameniza a gastrite e tem propriedades desintoxicantes e ainda ajuda a emagrecer.