São chamados átonos os pronomes oblíquos cuja acentuação tônica é fraca. ... Por acompanhar diretamente uma preposição, o pronome lhe exerce sempre a função de objeto indireto na oração. Os demais pronomes átonos em geral funcionam como objeto direto.
São chamados átonos os pronomes oblíquos que não são precedidos de preposição.
Pronome Oblíquo Tônico
Os pronomes pessoais oblíquos são indicados para uso sintático de objetos. Os pronomes o, a, os, as são utilizados para substituir o objeto direto. Os demais pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos e vos) tanto podem ser empregados para substituir objeto direto quanto indireto. ...
Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição.
Nos ou nós: qual a diferença?
Usos dos Pronomes Pessoais. Eu e tu exercem a função sintática de sujeito. Mim e ti exercem a função sintática de complemento verbal ou nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial e sempre são precedidos de preposição.
Função sintática dos pronomes relativos. ... A partir dessa relação é possível reconhecermos a função desse pronome dentro do período, que pode ser de Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Agente da Passiva e Adjunto Adverbial.
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. ... Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
Os pronomes pessoais indicam as pessoas do discurso: quem fala (1. ª pessoa), com quem se fala (2. ª pessoa) e de quem se fala (3. ª pessoa).
Eles ajudam na não repetição do substantivo. como por exemplo: Ana gosta de jantar, Ana gosta de pizza e aquela mesa é de Ana. Ao invés de eu ficar repetindo o substantivo "Ana", eu posso substituir por um pronome, no caso dela ou ela, como por exemplo: Ana gosta de Jantar, ela gosta de pizza e aquela mesa é dela.
Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos. ... É o caso do pronome, o foco deste texto. O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação.
Resposta: A função da palavra "eles" na frase "Eles estão certos" é de sujeito da oração. Explicação: Basta perguntar antes do verbo: "quem estão?", a resposta será "eles".