Os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários foram a fraqueza das instituições públicas e democráticas dos países, grande insatisfação da população com os regimes vigentes e crises econômicas, políticas e sociais.
Na Europa do século XX, observamos cinco exemplos de regimes totalitários, que são: o fascismo, na Itália; o nazismo, na Alemanha; o stalinismo, na antiga União Soviética; a ditadura de Salazar, em Portugal; e a ditadura de Franco, na Espanha.
Para a autora, o totalitarismo, como partido único, onde não há possibilidade de qualquer concorrência ou oposição, promove uma manipulação das massas, substituindo o sistema partidário.
O revanchismo, a miséria social causada pela Crise de 1929 e as disputas ideológicas são exemplos de fatores que contribuíram para a ascensão dos regimes totalitários na Europa.
Totalitarismo é um regime político que se caracteriza pelo controle da sociedade e do indivíduo, através da ideologia de um partido político e terror permanente. Atualmente, o único Estado totalitário do mundo é a Coreia do Norte. ...