Consequências do plano de metas Os planos de desenvolvimento do governo JK foram quase todos alcançados: indústria naval, automobilística e construção civil (com a construção de Brasília). Porém, o custo social foi elevado: inflação, queda no valor salarial, elevação do custo de vida e da dívida externa.
Resposta. Resposta: RESPOSTA COMPLETA: O eixo econômico central foi o desenvolvimento da produção industrial com estímulo à indústria de base e de bens de consumo, associado ao desenvolvimento da atividade mineradora e da expansão da rede viária.
mecanismos de defesa do café foram utilizados, dos quais o mais freqüente era a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação. passou a comprar os excedentes de produção, financiado por empréstimos externos. mecanismos que impedissem o contínuo aumento da produção.
O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista.
O I Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado I PND (1972 - 1974), foi um plano econômico brasileiro. Foi instituído durante a ditadura militar, iniciada em 1964, pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici.
Uma das diretrizes propostas pelo PND era a redução da dependência do petróleo árabe, através do investimento em pesquisa, prospecção, exploração e refinamento de petróleo dentro do Brasil, e o investimento em fontes alternativas de energia, como o álcool e a energia nuclear.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO (PND)
Um plano nacional de desenvolvimento tem como suporte uma estrutura cognitiva voltada para a mudança, a inovação, a transformação. É uma política de governo, mas é também uma política de Estado; é um objetivo, uma meta para a elevação econômica e social do Estadonação.
Percebe-se, portanto, que os principais objetivos dos Planos Nacionais do Desenvolvimento eram impulsionar a economia Brasileira, incentivando a indústria, promovendo combate à inflação, além de estimular crescimento de renda e diminuição do desemprego.
PIN - Plano de Integração Nacional. Criado pelo governo Militar na época do governo Médici, usava a mão de obra nordestina para construção de estradas e para assentar famílias indígenas - acontecia na e para região amazônica. PNDS - Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher.
Resposta. Geisel criou o ll Plano Nacional de Desenvolvimento. O plano visava investimentos estatais, principalmente nos de energia, bens de capital e tecnologia. As principais medidas adotadas foram desvalorização cambial e facilitação das condições de crédito.
Resposta. Resposta:Programa de Ação Econômica do Governo- Paeg. ... O primeiro (68-73) conhecido por milagre econômico e o segundo (74-80), denominado marcha forçada.
O endividamento subiu de 15,7% do PIB em 1964 para 54% do PIB quando os militares deixaram o poder, em 1984. A dívida externa cresceu 30 vezes. Passou de US$ 3,4 bilhões em 1964 para mais de US$ 100 bilhões em 1985.