A perestroika tinha como objetivo realizar mudanças estruturais na economia e sociedade. Glasnost, por sua vez, caracterizava o processo de abertura política e de transparência aos mecanismos de decisão política.
A glasnost deu novas liberdades à população e sobretudo maior liberdade de expressão - uma modificação radical, visto que o controle da liberdade de expressão e a supressão da crítica ao governo eram até então elementos centrais no sistema de governo soviético.
Uma chave principal da Perestroika era reduzir a quantidade de dinheiro gasto em defesa e, para fazer isso, Gorbachev sentiu que a União Soviética deveria: desocupar o Afeganistão, negociar com os Estados Unidos a redução de armamento (os acordos de Yalta) e não interferir em outros países comunistas (a Doutrina ...
A perestroika e glasnost simbolizaram as tentativas de Mikhail Gorbatchev em por fim à crise que atravessava a URSS. ... Já a palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava.
A dissolução da União Soviética, que a levou a quebrar-se em 15 Estados independentes, começou no início de 1985. ... Após décadas de desenvolvimento militar soviético conseguido à custa do desenvolvimento económico nacional, o crescimento econômico estava em um impasse.
1985 – 1991
Como resultado das reformas realizadas por Mikhail Gorbachev, a partir da metade da década de 1980 na URSS podemos apontar: a) o fortalecimento da PCUS na condução da política soviética, através da Extrema centralização do planeta econômico pela cúpula conservadora do partido.
A Perestroika fracassou em abrir a economia russa por vários fatores. O primeiro foi a resistência dos políticos liberais e dos comunistas em aceitar estas medidas. Segundo, a indústria russa estava muito defasada em relação à Ocidental e, de repente, se viu sem subsídios.
Resposta. As principais medidas adotadas por Gorbatchev para solucionar a crise da União Soviética foram a Glasnost e a Perestroika. ... Perestroika: visava a diminuição da burocracia econômica, além da modernização da União Soviética e abertura econômica.
(Mackenzie SP/2006) Como resultado das reformas realizadas por Mikhail Gorbatchev, a partir da metade da década de 1980, na URSS, pode-se apontar: o fortalecimento do PCUS na condução da política soviética, através da extrema centralização do planejamento econômico pela cúpula conservadora do partido.
Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial.
Principais Causas
A dissolução da União Soviética ocorreu em 26 de dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do Soviete Supremo da União Soviética. A declaração reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
A União Soviética ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi uma nação que existiu entre 1922 e 1991. A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista.
Rússia, Letônia, Lituânia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.