DUBAI - Os moradores de Dubai, nos Emirados Árabes, contam as chuvas nos dedos. É um fenômeno raro no deserto, que ocorre em média 10 vezes no ano. Há três semanas, quando uma garoa caía na região do canal que corta a cidade, alguns lançavam olhares ao alto.
Os Emirados Árabes Unidos têm clima desértico e, todos os anos, recebem uma média de apenas 100 milímetros de chuva. Desde o final de semana, contudo, o país foi “abençoado” por chuvas provocadas por uma moderna tecnologia chamada semeadura de nuvens.
O conceito básico para as chuvas artificiais é fazer com que as partículas de água das nuvens se juntem, formando gotas e levando às chuvas. Para que ocorra essa aglutinação, normalmente são usados sais de prata, como o iodeto de prata. Isso ocorre porque essas substâncias têm geometria similar a de cristais de gelo.
A nuvem é um aglomerado de água ou gelo que se forma na atmosfera e são responsáveis pelas chuvas. Nuvem é um aglomerado de partículas de água (no formato de vapor de água condensado) ou gelo que se forma na atmosfera terrestre. ... Quanto mais escuras, mais carregadas de vapor de água elas estão.
De acordo com a aparência, existem três tipos de nuvens: cirrus, stratus e cumulus. Segundo o Atlas Internacional de Nuvens, de acordo com os estratos, essas nuvens dividem-se em altas, médias e baixas.
– “Nimbus”, que significa chuva. Esses nomes em latim são utilizados até hoje para classificar as chuvas. Em algumas situações, esses nomes aparecem juntos. Compreendem as nuvens tipo Cirrocumulus (Cc), Cirrostratus (Cs) e Cirrus (Ci).
130 km
Médias - base entre 2 a 4 km de altura nos pólos, entre 2 a 7 km em latitudes médias, e entre 2 a 8 km no equador - podendo ser nuvens líquidas ou mistas. Baixas - base até 2 km de altura - constituídas de nuvens líquidas. Nuvens baixas a médias verticalmente desenvolvidas podem alcançar altitudes de cerca de 3 km.
A aparência de cada nuvem é variável dependendo da natureza, dimensão, número, textura e distribuição das partículas de água que contém e ainda depende da intensidade e da cor da luz que esta recebe.
Por que a parte de baixo de algumas nuvens é reta e a de cima é ondulada? Só as nuvens conhecidas como cúmulos têm a parte de baixo reta. Elas são formadas pela sobreposição de várias camadas de gotículas de água.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa, na sigla em espanhol), uma agência do governo argentino, a nuvem de gafanhotos atualmente está na província de Entre Ríos, na Argentina, nas proximidades com o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), hoje ainda há três nuvens do gafanhoto sul-americano na Argentina: uma na província de Jujuy, outra em Salta e uma terceira em Tucumán - todas no noroeste do país.
A nuvem atual foi avistada pela primeira vez no Paraguai e acabou cruzando a fronteira com a Argentina, onde provocaram estragos em uma lavoura de milho. Dependendo dos fatores climáticos, a nuvem de insetos podem chegar até o Rio Grande do Sul.