EQST

Pode Mandar Embora Por Justa Causa?

Pode mandar embora por justa causa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Pode mandar embora por justa causa?

Cometer atos de difamação, calúnia ou injúria contra um superior hierárquico, colegas de trabalho ou contra o empregador pode levar à demissão por justa causa. Vale mencionar que o insulto pode acontecer dentro da empresa ou fora dela, e nesse caso não é possível recorrer à legítima defesa — seja própria ou de outrem.

Quantas faltas não justificadas da justa causa?

Receber advertências por três faltas não justificadas já pode ser suficiente para dar ganho de causa à empresa na Justiça. Cada caso é um caso e isso depende muito do histórico do trabalhador e da razão que o obrigou a faltar.

Pode faltar no aviso prévio com atestado?

Uma situação muito comum de acontecer durante o cumprindo do aviso prévio é a apresentação de atestado médico pelo empregado e, diante disso, a rescisão do contrato de trabalho fica prejudicada, ou seja, o empregador não poderá dar por rescindido o contrato na data estabelecida.

O que acontece se eu cumprir metade do aviso prévio?

No caso do empregador que dispensa o empregado, a empresa é obrigada a manter o contrato de trabalho por 30 dias mais o período proporcional. O funcionário demitido pode até ser dispensado de cumprir o aviso prévio, mas recebe o salário daquele mês mais o período proporcional.

Qual o prazo para receber depois do aviso prévio?

até 10 dias