Esta página irá discutir brevemente a anatomia do membro superior para lhe apresentar as principais regiões do membro superior, que incluem: o ombro, o braço, o cotovelo, o antebraço e a mão....Para compreender como isso funciona, vamos começar com as partes básicas da mão, que são:
→ Ossos dos membros superiores Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão. A cintura escapular, responsável por garantir a união dos membros superiores ao tórax, é formada por dois ossos: clavícula e escápula.
No entanto, em anatomia, chama-se braço à porção proximal do membro superior, formada pelo úmero, que articula, no ombro, com a escápula (ou omoplata) e, no cotovelo, com a ulna e o rádio, que formam o antebraço. O termo latino brachium pode se referir tanto ao braço como um todo, como a região superior por si só.
A região do membro superior que se estende do punho até a articulação do cotovelo é chamada de antebraço. O antebraço ajuda o ombro e o braço na aplicação de força e no posicionamento preciso da mão no espaço, com a ajuda do cotovelo e das articulações radioulnares.
De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.
Veias do membro superior
· As veias saltadas podem aparecer em pessoas mais magras e que costumam ter os vasos mais aparentes por causa da pouca quantidade de gordura que têm abaixo da pele. Isso tende a se intensificar com o avanço da idade.
A drenagem do sangue no membro superior se faz através de uma veia principal que chega ao coração, a veia cava superior, ou melhor, o retorno sanguíneo dos membros superiores para o coração (terminando na formação da veia cava superior) se dá por vias aferentes através de diversas veias.