Cada sessão foi subdividida em: aquecimento, alongamento e relaxamento. Os exercícios de alongamento foram realizados na região lombo-sacra e membros inferiores, totalizando de trinta minutos. O relaxamento global teve duração de dez minutos.
A Fisioterapia Aquática ou Hidroterapia em piscina (Hidrocinesioterapia) consiste na aplicação das técnicas específicas de fisioterapia no meio aquático, tirando partido dos efeitos das propriedades físico-químicas da água.
São efeitos terapêuticos da hidroterapia, EXCETO:
É feito através de atividades que são divertidas e ensinam. O Método Halliwick tem duas finalidades principais: (1) ensinar aos nadadores a respeito deles mesmos e do seu controle de equilíbrio na água; (2) ensiná-los a nadar.
A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.
I - Dentre os casos que apresentam indicação para a realização de hidroterapia estão: dores crônicas, espasmos musculares e limitação de movimentos. III - Em algumas situações há contraindicação relativa para a realização da hidroterapia, como por exemplo, período menstrual, tímpano perfurado, ou medo de água.
24 - É correto afirmar que na hidroterapia em piscina aquecida: a) o princípio de Pascal envolve a estabilização do paciente neurológico na piscina devido à hidrodinâmica aquática. ... e) o método Bad Ragaz é indicado para treinar flutuação em paciente neurológico.
A terapia aquática conferiu também uma melhora no sistema respiratório, dada principalmente pela pressão hidrostática, que aumenta o trabalho inspiratório do sujeito imerso.
O chão em volta da piscina deve ser antiderrapante e de preferência antitérmico. A escada para a entrada dos pacientes à piscina devem conter degraus largos e barras de proteção dos dois lados. Já dentro da piscina, nas paredes, devem conter barras fixadas as mesmas.
A técnica é realizada em piscina aquecida, na média de 32° a 35° graus, e a água, com seus princípios físicos atrelados a uma série de exercícios, promove a reabilitação de pacientes que possuem diversos distúrbios de saúde.
O interesse terapêutico sobre o efeito da imersão na musculatura deve-se, principalmente, ao fato de a força hidrostática da água até o pescoço, exercer uma pressão superior á pressão diastólica, o que favorece a eliminação de edemas e de produtos como o lactato, e também à flutuação, que diminui consideravelmente a ...
São evidentes as principais diferenças da água em relação ao ar quanto ao movimento do ser humano: na água temos a sensação de estarmos mais leves, mais ao mesmo tempo sentimos uma resistência maior para executarmos um movimento qualquer dentro da água e sua temperatura é crítica na sensação de frio e calor que ...
O princípio aplica-se da seguinte maneira: os objetos imersos possuem um menor peso aparente que o mesmo objeto na terra porque uma força oposta à gravidade está atuando sobre o objeto. No caso de cargas articulares, à medida que o corpo é gradualmente submerso, a água é deslocada, criando a força de flutuabilidade.
As principais propriedades físicas da água de maior alcance clínico sobre o corpo imerso são: densidade, empuxo, pressão hidrostática, turbulência, viscosidade, tensão superficial e refração (FINHOLDT, 2007). ... A pressão exercida pelo líquido sobre o corpo submerso é denominada como pressão hidrostática (Lei de Pascal).
R- Assistência – quando o movimento realizado é na direção da superfície da água, o que facilita a execução da atividade; resistência – quando o movimento realizado segue a direção oposta da superfície, dificultando o exercício; e apoio – quando o movimento é no sentido horizontal, utilizando o empuxo para sustentar o ...