Cleide sugere colocar o pé na água quente com sal para aliviar a dor e dar conforto. Vale ressaltar, porém, que esta medida, assim como a ideia de passar a pomada, podem ajudar a aliviar a dor, mas não irão resolver o problema. Por isso, a ida ao podólogo continua sendo indispensável.
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.
Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
Dicas
Uma boa dica é deixar os pés ou as mãos de molho em água morna, por aproximadamente vinte minutos. Esse processo é indicado porque ajuda a amolecer a pele. Realizando a prática cerca de três vezes por semana, a medida pode ser preventiva à unha encravada.
O que fazer quando a unha começar a cair? De acordo com a Dra. Gabbi, deve-se cortar a parte solta, e tentar manter o que ainda está aderido, pois funciona como uma espécie de curativo. Nunca tentar arrancar uma unha sozinho: isso pode levar a deformidades futuras.
Olá! Com certeza aconselho a procurar um dermatologista, pois pode ser proveniente de disfunções do organismo, é necessário solicitar exames. Unhas descolando pode ser por causas diversas como trauma por sapatos apertados, infecção fungica, psoriase, líquen plano, falta de nutrientes e vitaminas.