As características da civilização egípcia são a Teocracia, a extrema religiosidade em todas as esferas, a arte, arquitetura e ciência muito desenvolvidas para a época, bem como a importância do Faraó como líder supremo.
O crescimento da sociedade ao longo do rio Nilo acabou estabelecendo, em 3.
O Baixo Egito, ao norte, onde se forma o Delta do Nilo, era considerado uma região de clima mais favorável, com temperaturas mais suaves e com mais chuvas. Já no Alto Egito, ao sul, o clima era mais seco e com poucas chuvas, sendo que as inundações do Nilo faziam com que a terra fosse extremamente fértil.
o norte do egito e formado pelo delta do rio nilo,cuja terras sao mais baixas,ja o interior do egito (sul) e mais elevado q a regiao delta*,essas partes do egito sao chamadas assim exatamente pelo relevo do pais.
O alto egito era a parte mais pobre , e por essa razão foi dai que partiu a conquista do baixo egito encabeçada por nermer a 3.
O Alto Egito e o Baixo Egito, localizada mais ao Norte. Representava uma faixa de terra fértil do rio que se estendia até o Mar Mediterrâneo. Para pesquisadores esta divisão é muito importante para se estudar o Antigo Egito, pois, durante algum tempo, foram várias as diferenças entre o Alto Egito e o Baixo Egito.
Alto Egito (em árabe: صعيد مصر; romaniz.: Sa'id Misr) é uma faixa de terra, em ambos lados do Vale do Nilo, que se estende desde os limites da catarata ao norte do atual Assuão para a área entre El-Ayait e Dachur (que fica ao sul do atual Cairo).
Foi dividido em 20 distritos chamados nomos, o primeiro dos quais era Lixte. Porque o Baixo Egito era mais subdesenvolvido, subdesenvolvido para a vida humana e cheio de todos os tipos de plantas, como gramíneas e ervas, o organização do nomo sofreu várias alterações. A capital do Baixo Egito foi Mênfis.