As danças, as lutas, os jogos, os esportes e outras manifestações que são expressas pela motricidade humana são denominadas de cultura corporal, ou cultura corporal de movimento (Coletivo de autores, 1992).
Movimentos reivindicatórios: são aqueles que reivindicam algo. Normalmente utilizam da pressão popular para que suas reivindicações sejam atendidas de maneira imediata ou a curto prazo; ... Movimentos de classe: estes movimentos buscam alterar a organização social e a relação entre as camadas da sociedade.
A Central de Movimentos Populares (CMP) é uma entidade que agrupa diversos movimentos sociais brasileiros de caráter popular, entre os quais de moradia, saúde, mulheres, negros, economia solidária, dentre outros.
Os neurotransmissores do “bem” ajudam a controlar o estresse e a combater toxinas que agravam o aparecimento dessas dores. Além do mais, a falta de movimento do corpo humano faz com que músculos e articulações se atrofiem, o que destrói a resistência e intensifica doenças crônicas.
Movimentar o corpo é fundamental para o corpo e para a mente. Além de prevenir doenças, principalmente ligadas ao excesso de peso, como a hipertensão e a diabetes, o exercício regular desencadeia uma série de adaptações fisiológicas, psíquicas e sociais que proporcionam efeitos benéficos a saúde.
As aulas de Educação Física podem colaborar para que os alunos conheçam e valorizem a atividade física e, desde a infância, adotem um estilo de vida ativo. criem oportunidades para que os alunos reflitam sobre os movimentos que realizam no seu dia a dia e vivenciem atividades prazerosas com as quais se identifiquem.