O corpo humano é formado por 7 octilhões de átomos e possui aproximadamente 10 trilhões de células. Os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.
A produção do hidrogênio se dá normalmente pela extração de combustíveis fósseis através de um processo químico. O hidrogênio também pode ser extraído da água via produção biológica, através de um biorreator de algas ou usando eletricidade (eletrólise), calor (termólise), ou ainda quimicamente (reação redox).
O elemento químico hidrogênio ocupa um lugar único na Tabela Periódica por apresentar semelhanças com o grupo: 1 (Metais Alcalinos) e 17 (Ametais, halogênios). Embora o átomo de hidrogênio tenha um elétron na sua camada de valência, semelhantes aos elementos do grupo1 também apresenta diferenças com relação aos mesmos.
hidrogênio
Resposta: Explicação: os prótons possuem carga positiva, e eles tem basicamente a função de anular as cargas negativas dos elétrons.
Apesar do hidrogênio satisfazer a regra s¹, ele não é considerado um metal alcalino, pois não possui praticamente nenhuma outra característica físico-química semelhante com os outros elementos.
átomo de Hidrogênio
Elementos químicos pertencentes a família 1A Possuem esse nome porque, ao reagirem facilmente com a água, formam os hidróxidos, substâncias consideradas básicas ou alcalinas, liberando o hidrogênio. Os metais alcalinos também reagem rapidamente com o oxigênio, produzindo óxidos.
metais alcalinos
O hidrogênio é considerado átomo neutro porque contém o mesmo número de prótons e elétrons, estas cargas se anulam. ... O isótopo Deutério, além de conter um próton, contém um nêutron, e o Trício, por sua vez, contém dois nêutrons.