Introdução: entre a extremidade distal do úmero e proximais do rádio e ulna, forma- se o cotovelo; a extensão do braço e sua supinação produz no cotovelo uma angulação externa chamada de ângulo de carregamento, o qual pode ser medido com goniômetros.
Observamos valores médios para o ACC de 12.
A articulação umeroulnar é o ponto de contato entre o úmero e a ulna. Ela possui um único eixo, e é portanto uma articulação sinovial em dobradiça que simplesmente se abre e fecha. As superfícies articulares podem ser encontradas entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna.
Os principais estabilizadores do cotovelo são os ligamentos colaterais medial e lateral e a articulação ulnoumeral. O ligamento colateral medial tem origem na superfície ântero-inferior do epicôndilo medial e une a ulna ao úmero, proporcionando suporte e resistência nas sobrecargas em valgo.
Modo clássico de lesão do ligamento colateral medial, denominado valgização. A lesão a este ligamento classicamente ocorre quando o atleta joga o joelho bruscamente, com uma tendência de se abrir o joelho, movimento denominado “valgização”, ou recebe bruscamente o adversário em um movimento de “fora para dentro”.
Ligamento colateral medial ou lateral O tratamento para reparação dos ligamentos colateral medial ou lateral podem ser realizados com fisioterapia e raramente requerem cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada logo após o diagnóstico e pode incluir o uso de aparelhos e exercícios prescritos pelo fisioterapeuta.
Os sintomas mais comuns de ruptura do menisco são:
O tempo total de recuperação de uma lesão de menisco varia muito com a causa do problema, sua gravidade e estado de saúde geral do indivíduo. Normalmente, porém, todas as capacidades de movimento e locomoção são restauradas em até quatro a seis meses do pós-cirúrgico, dependendo da técnica utilizada na cirurgia.
Estudos recentes mostram o acompanhamento a longo prazo dos pacientes que tiveram o menisco retirado. Estes pacientes apresentam maior desgaste da cartilagem do joelho e artrose do que as pessoas sem lesão do menisco. Por esse motivo, esforços maiores atualmente em preservar o menisco estão sendo feitos.
Procedimento O cirurgião ortopédico fará duas pequenas incisões no joelho. Seu ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão. Estes instrumentos podem ser tesouras, shaver, probe, eletrocautério, ponteiras de rádio frequência, instrumentos especiais para sutura, etc.