Mas a pele tem estruturas anexas: os pelos, as unhas, as glândulas sebáceas e as sudoríparas, que funcionam sobretudo como protetoras e reguladoras térmicas.
Hidrate-se com água, cremes e vitaminas! Por isso, beba muita água! Também são bem-vindos cremes hidratantes com substâncias calmantes e que ajudem no processo de renovação da pele. Entre os ativos mais indicados estão aloe vera, calamina, vitamina A e E. Aplique sempre que a sensação de ressecamento voltar.
Se a pele das suas mãos ou dos seus pés estiverem descascando, a dica, de acordo com a especialista, é “utilizar cremes hidratantes potentes, cobrindo o local com filme plástico para aumentar a absorção do creme pela derme”.
O que fazer quando a pele do rosto está descascando?
"Os raios ultravioleta (UV) do sol estimulam a divisão das células da pele, enquanto o calor faz com que elas ressequem e morram. Assim, forma-se uma camada mais grossa de células mortas que acaba descascando", explicou a dermatologista Carolina Stano, do Instituto da Pelle.
Então o rosto e certas partes do corpo costumam descamar, formar lesões, manchas vermelhas e que ardem. Tudo isso acontece em função das temperaturas baixas, ventos frios e climas secos que favorecem mais ainda a perda da umidade cutânea natural.
“Pode ser causada por desidratação da pele, uso inadequado de sabonetes, o hábito de tomar banho muito quente e até mesmo doença crônica de pele”, destaca a especialista, lembrando que somente um dermatologista pode determinar de maneira segura o que provoca a descamação.