As reações orgânicas podem ser classificadas em três tipos básicos: de substituição, de adição e de eliminação.
As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
As principais reações de substituição são halogenação, nitração, sulfonação, alquilação e acilação.
Resposta. Resposta: Se a reação de eliminação ocorrer duas vezes na mesma molécula, teremos a formação de uma ligação tripla ou de duas ligações duplas e se os grupos estiverem afastados um do outro na cadeia carbônica teremos a formação de um composto cíclico.
Resposta: As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Desidrogenação é uma reação química que envolve a eliminação de hidrogênio (H2). É o processo reverso da hidrogenação. Reações de desidrogenação podem ser tanto processos de larga escala na indústria quanto de pequena escala em laboratório.
Resposta. Resposta: Hidrolise é qualquer reação química na qual uma molécula de água quebra uma ou mais ligações químicas.
Eliminação de água ou desidratação Os álcoois, por exemplo, podem sofrer desidratação e esse processo pode ocorrer de duas formas: intramolecular, quando a reação se dá na própria molécula de álcool; ou intermolecular, quando a reação acontece entre duas moléculas de álcool.
A Regra de Saytzeff implica em, na desidratação de álcoois, eliminar o hidrogênio, preferencialmente, ligado ao carbono menos hidrogenado, vizinho ao carbono da hidroxila.
Quando o eteno é adicionado a um meio com água, ácido sulfúrico e aquecimento, sua ligação é rompida e os íons hidrônio (H+) e hidróxido (OH-) são formados a partir da água. ... Todos os carbonos do eteno hidratado são primários, logo, essa reação forma um álcool primário.
As reações de esterificação são aquelas que ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, produzindo um éster e água. Como o próprio nome indica, uma reação de esterificação é aquela em que se forma um éster. Esse tipo de reação ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, formando também água, além do éster.
As reações de esterificação ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, formando um éster e água. Basicamente, as reações de esterificação são aquelas em que um ácido carboxílico reage com um álcool e produz éster e água.
A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento. Os produtos são um sal orgânico e um álcool. Esse tipo de reação é chamado também de hidrólise alcalina.
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
A nomenclatura dos álcoois, segundo a IUPAC, segue as mesmas regras dos hidrocarbonetos, porém com a terminação ol, que indica o grupo funcional dos álcoois e o carbono de onde a hidroxila está saindo. Se for um poliálcool, devem-se colocar prefixos, como di, tri, etc.
Quando um éster sofre hidrólise em meio básico (base de Arrhenius), forma os sais de ácidos carboxílicos (carboxilatos) e álcool. Essa reação é conhecida como saponificação pois é a reação que produz o sabão.
A hidrólise é a quebra de uma molécula pela ação da água. A molécula de água libera para a solução íons H+ e OH- e quando uma molécula é quebrada um hidrogênio da molécula de água é transferido para um dos fragmentos dessa molécula, e a hidroxila para outro, com isso formando novos compostos.