O lúdico promove a aprendizagem e favorece o desenvolvimento físico intelectual e social da criança, ou seja, possibilita um desenvolvimento real, completo e prazeroso.
A atividade lúdica, por ser uma forma de linguagem expressiva do ser humano, estimula a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e, de uma forma genérica, o desenvolvimento integral do individuo. A infância é a idade das brincadeiras.
Ludicidade vem do termo lúdico, que está relacionado a jogo ou a brinquedo. Dessa forma, atividades lúdicas normalmente passam por estratégias que utilizam esses instrumentos, sejam brincadeiras em roda, com dança, no parquinho, jogos de tabuleiro, jogos de palavras, gincanas, entre outros.
A ludicidade é uma vivência de plenitude, prazer e sentimento alcançada a partir das atividades lúdicas. ... A ludicidade é uma experiência na qual o indivíduo passa por uma ação de conhecimento de si e do outro. Ela implica em momentos de percepção, ressignificação, expressividade, fantasia, imaginação, realidade.
O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.
O lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. É através do lúdico que a criança aprende a agir sua curiosidade e estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
Para a prática do lúdico, em sala de aula, nas séries iniciais do Ensino Fundamental é necessário o educador conhecer as fases do desenvolvimento infantil, segundo Piaget, para que possa desenvolver brincadeiras de acordo com o estágio de desenvolvimento cognitivo da criança.
O lúdico tem se tornado uma metodologia aliada à prática docente e se faz importante para o desenvolvimento total da criança, pois além de aguçar a curiosidade, instigar o raciocínio e a concentração propicia principalmente uma melhor interatividade entre alunos e entre professores e alunos, tornando a aprendizagem ...
A ludicidade tem uma importância significativa para o ensino infantil, pois é um meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças, nesse contexto é a educação infantil que proporciona um espaço em que a criança aprende, brinca se desenvolve, se relaciona com outras ...
Assim como a educação infantil, o ensino fundamental I funciona como uma base para as demais etapas da formação educacional. ... É nesta etapa que os alunos começam a aprender os conceitos educacionais — assuntos que os guiarão durante toda a educação básica —, e também aprendem a ler e escrever.
A Base Nacional Comum Curricular define a alfabetização como ação pedagógica principal no começo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, uma vez que o documento prevê que, ao final do 2º ano, as crianças já devem possuir habilidades relacionadas a leitura e escrita.
Como será a Alfabetização com a BNCC?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. ... Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
A alfabetização demanda esse conhecimento da fonema e grafema. A fala é composta de sons pequenos e eles podem ser compostos por som ou associação de sons. ... A junção de letras e grafemas forma um fonema.