Eles são os menores, mais densos e mais próximos do Sol. Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres. São planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos.
Isso porque os planetas telúricos podem ser tidos como planeta formado por materiais rochosos, duros, como a Terra. ... Assim, temos que pela pouca quantidade de materiais rochosos, que os planetas telúricos são mais densos que os jovianos.
Planetas terrestres têm atmosfera gasosa, superfície sólida e interior na maior parte sólido. Planetas jovianos possuem atmosfera gasosa, nenhuma soperfície sólida e um interior líquido na maior parte.
O que é preciso para ser considerado um planeta Planetas-anões: qualquer objeto circular que não seja um satélite, e não tenha "limpado" a vizinhança em torno de sua órbita. Pequenos corpos: todos os outros objetos que orbitam o Sol.
Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, que chamamos Lua e Marte tem dois. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm 143 luas confirmadas.
Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.
O planeta superou Júpiter e agora possui o maior número de satélites naturais no Sistema Solar: no total, 82 luas já foram descobertas em Saturno.
Júpiter
Lua
Um satélite natural é um corpo celeste que orbita em torno de um planeta ou outro corpo maior. ... Porém, ele é normalmente um sinônimo de lua, usado para identificar satélites não artificiais de planetas, planetas anões ou corpos menores. Por exemplo, a Lua é o satélite natural da Terra.
Lua
Resposta. Satélites naturais são corpos rochosos que orbitam os planetas. Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite natural da Terra.
Satélite é um corpo que acompanha ou gira em torno de outro, observado principalmente no campo da astronomia, seja ele artificial ou natural.
Cometa é um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.
Os planetas internos, os mais próximos do Sol, são esferas de rocha sólida e includem Mercúrio, Vênus, Terra, e Marte.
Planetas interiores (próximos ao sol): Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Eles são menores e rochosos. Planetas exteriores gigantes: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são gasosos com núcleos rochosos.
Os planetas anões são os que possuem massa insuficiente para serem os astros dominantes da sua região. ... Os planetas anões do Sistema Solar são cinco: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Ceres situa-se entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os demais encontram-se além da órbita de Netuno.
Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis. Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.