Os sinais e sintomas variam de acordo com a gravidade da crise hipertensiva, podendo ser inespecíficos ou mais específicos. Os principais sintomas incluem cefaleia, tontura, zumbido, visão turva, náusea e vômito, convulsões, dispneia, dor precordial, oligúria e retinopatia hipertensiva.
Em alguns casos, o paciente passa anos com a sua pressão arterial mais ou menos bem controlada, mas, de uma hora para outra, começa a apresentar picos hipertensivos. Situações que podem provocar descontrole da pressão arterial são: Mudanças na dieta, principalmente aumento do consumo de sal (leia: SAL E HIPERTENSÃO).
Água com sal Um ótimo remédio para pressão baixa, inclusive nos casos de queda brusca, é tomar meia colher de chá de sal em um copo de água. Isso ajuda a tratar a pressão baixa, por conta do sódio presente no sal.
O que comer quando a pressão está baixa
Pertencente ao grupo das frutas cítricas, a laranja é rica em vitamina C (importante antioxidante) e é ótima para hidratar o organismo, pois tem alto teor de água. Consumir essa fruta (e outras como melão, melancia e limão) é uma ótima forma de evitar a desidratação - principal causadora da queda de pressão.