Usar anabolizantes para fins estéticos ou para aumentar o rendimento esportivo é proibido. São medicamentos sob controle especial e só podem ser vendidos em farmácias e drogarias, com retenção da receita médica, de acordo com a legislação.
A 1ª via deve ser retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via, devolvida ao paciente. Além dos dados necessários para identificação do emitente, do paciente e do prescritor, a receita deve conter o CPF do prescritor (médico ou cirurgião-dentista) e o CID da doença do paciente.
Só é vendida com prescrição médica e com o CPF do médico. Porém, as pessoas vêm comprando o hormônio clandestinamente dentro e fora do país. A testosterona injetável tem sido mais usada pelos homens. Já os géis de testosterona são vendidos livremente e consumidos mais pelas mulheres.
Os artigos 2º e 3º determinam que os medicamentos anabolizantes (Lista C5) DEVEM ser prescritos e dispensados em ➡Notificação de Receita B (NRB) azul⬅.
Como usar o Durateston? Esse medicamento deverá ser administrado apenas por profissionais de saúde habilitados. Durateston® deverá ser administrado por injeção intramuscular profunda (por exemplo, nas nádegas, parte superior da perna ou do braço). Normalmente, a dose é de uma injeção de 1 mL a cada três semanas.
Deposteron® deve ser aplicado profundamente e lentamente por via intramuscular no músculo glúteo. A terapia de reposição deve ser instituída com a administração de 200 mg de cipionato de testosterona a cada 2 semanas, capaz de manter níveis suficientes de testosterona sem levar ao acúmulo.
A Oxandrolona é indicada em doses que variam de 2,5mg a 20mg diários, sendo a dose usual 5mg a 10mg diários em várias tomadas durante 2 a 4 semanas.
Julieta explica que a oxandrolona não pode ser comprada sem receita médica. “A lei brasileira obriga o controle e supervisão médica destas substâncias”, diz. Porém, é fato que atualmente o tráfico de medicamentos facilita o acesso à oxandrolona e algumas pessoas conseguem consumi-la mesmo sem indicação médica.
A dose recomendada de oxandrolona em adultos é de 2,5 mg, por via oral, 2 a 4 vezes ao dia, sendo que a dose máxima não deve exceder 20 mg por dia. Em crianças, a dose recomendada é de 0,25 mg/Kg por dia, e para o tratamento da Síndrome de Turner, a dose deve ser de 0,05 a 0,125 mg/Kg, por dia.
A endocrinologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata as doenças relacionadas às alterações no metabolismo e aos distúrbios hormonais. O médico endocrinologista pode solicitar exames e prescrever medicamentos, assim com o nutrólogo.
Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado. Andropausa – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece.