Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
Se as moléculas de solvente forem polares, isto é, se o momento dipolar de cada molécula não for nulo, então o solvente denomina-se polar. Num solvente apolar, as moléculas de solvente possuem um momento dipolar nulo ou próximo de zero.
Uma substância polar se dissolve em solventes polares e uma substância apolar se dissolve em solventes apolares!
Alguns dos solventes polares mais conhecidos são: a água (solvente universal), o etanol e o ácido acético. Entretanto, o etanol (álcool etílico) é muitas vezes considerado bipolar por dissolver com facilidade substâncias orgânicas apolares.
Alguns tipos de solventes Alguns exemplos desse solvente são o benzeno, tolueno e xileno. Conforme as particularidades de cada um, eles fazem parte da composição de diferentes materiais como borrachas, tintas, lacas, resinas, desengraxantes, dentre outros.
Exemplo: sal e açúcar. Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água. Sendo o açúcar, o soluto e a água, o solvente.
A água é um solvente A água é considerada solvente universal, porque é muito abundante na Terra e é capaz de dissolver grande parte das substancias conhecidas. Se percebermos na água cor, cheiro ou sabor, isso se deve a substâncias (líquidos, sólidos ou gases) nela presentes, dissolvidas ou não.
A concentração de uma solução (mistura homogênea) é a medida da quantidade de soluto que está presente em uma determinada quantidade de solvente. ... Como as quantidades de soluto e solvente são especificadas em unidades de medida diferentes, dizemos que existem tipos de concentração distintos.
A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração e é expressa em diferentes unidades. Também chamada concentração em g/L (grama por litro), relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros.
A concentração comum (C) de uma solução química é a relação entre a massa do soluto (m1) e o volume da solução (v). ... C = Concentração comum, cuja unidade no Sistema Internacional de Medidas (SI) é dada em g/L; m1 = massa do soluto* em g; v = volume da solução em L.