De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva a partir dos três meses de idade e receber o reforço da vacina anualmente.
Com 4 meses é feita a vacina contra Raiva. Um ano após a fase inicial das vacinas, quando animal já completou um ano de idade, iniciando assim a fase adulta, é importante que as vacinas sejam feitas anualmente.
Febre Aftosa: campanha de vacinação tem início no dia 1º de novembro. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo tem início no dia 1º de novembro de 2020. Nesta etapa deverão ser vacinados os bovídeos (bovinos e bubalinos) com idade entre zero e 24 meses.
- Em fêmeas gestantes: fazer a revacinação anual de 4 a 6 semanas antes do parto. Ectima contagioso – Autovacina feita em dose única, repetindo-se nas matrizes na próxima parição. Recomenda-se a vacinação apenas em casos de surtos na propriedade.
Ourovac Raiva é a vacina da Ourofino que estimula no animal a resposta imune contra a raiva. O lançamento, fabricado com alta qualidade e tecnologia, compõe o portfolio de uma das maiores indústrias veterinárias do mundo. Em equinos o produto deve ser administrado na dose de 2mL, via intramuscular profunda.
O veterinário disse que a vacina Rotavec Corona, que previne a ocorrência de rotavírus, coronavírus e Escherichia coli pode ser aplicada ao longo de boa parte do terço final de gestação da vaca.
Alguns fatores facilitam a presença da doença, mas é possível evitar a diarreia em bezerros de leite através de ações simples:
Qual o melhor manejo de bezerros recém-nascidos a fim de evitar a proliferação de doenças? O mais indicado é criar os bezerros em abrigos individuais nos primeiros 2 meses após o parto, pois essa é a fase mais crítica de sua vida.
A alimentação dos bezerros deve ser composta de leite, alimento concentrado, feno e capim fresco de boa qualidade. No oitavo mês de gestação as vacas devem ser vacinadas contra as principais doenças que podem acometer os bezerros recém-nascidos.
Logo após o nascimento deve-se observar o bezerro e, se necessário, fazer a remoção das membranas fetais, muco do nariz e boca. Nos casos de partos auxiliados, esses cuidados são ainda mais importantes, sendo necessário além da remoção das membranas fetais, secar e levar o bezerro para um local aquecido.
Após o nascimento, alguns cuidados essenciais devem ser tomados para que o bezerro recém-nascido ganhe imunidade, não fique desnutrido nem tenha infecções. Assim que o bezerro nasce, a mãe o lambe, retirando as membranas fetais e mucos.
Em condições normais o parto tem duração entre 30 minutos e 4 horas. A expulsão da placenta ocorre de 4 a 5 horas após o parto, não devendo ultrapassar 24 horas, o que é indicativo de retenção de placenta. Em geral a vaca ingere a placenta. O ideal é que o bezerro mame pela primeira vez em até 3 horas após o parto.
Nos animais a partir da desmama até 24-30 meses, momento no qual as verminoses causam maiores prejuízos, a vermifugação deve englobar todo o período seco, com dosificações nos meses de maio, julho e setembro.
Bezerro Nelore até 10 meses: média de R$ 1.
doramectina
Os principais remédios utilizados e sua ação para cada tipo dos vermes mais comuns, são:
A Abamectina e a Ivermectina são endectocidas, ou seja, sua ação tem efeitos em parasitas internos e externos. Já a Abamectina é indicada com segurança apenas para animais com idade acima de 04 (quatro) meses e em boas condições de saúde. ...
Suplemento de vitaminas, Aminoácidos e sais minerais estimulador das funções orgânicas revigorante, reconstituinte e revigorante orgânico para bovinos e suínos em diferentes fases do desenvolvimento.