6 causas da infertilidade masculina
Os fatores que levam o homem à infertilidade podem ser divididos em: pré-testiculares (genético, hormonal), testiculares (varicocele, infeccioso, criptorquidia) e pós-testiculares (obstrutivos, imunológicos).
Confira 8 fatores que podem deixar você estéril e você nem...
Os mais comuns para descobrir a infertilidade são:
No lado masculino, a dificuldade pode ser flagrada por um espermograma. Para fazer o exame, o sêmen é colhido por meio de masturbação e vai ao laboratório, onde se analisam características dos espermatozoides, como capacidade de locomoção e vitalidade. Não existe culpa quando o assunto é fertilidade.
O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!! Isso ocorre, normalmente, por volta dos 60 anos.
Exames para avaliar a fertilidade do homem e da mulher
8 sinais que podem indicar problemas de fertilidade nas mulheres
Para te ajudar a finalizar o ano com a saúde em dia, selecionamos alguns exames clínicos e laboratoriais que os homens devem realizar periodicamente:
Exames Pré-Nupciais solicitados para a mulher Papanicolau: para prevenção do câncer do colo do útero. Hemograma completo: pode revelar doenças como anemia, entre outras. Tipagem sanguínea: para identificar o grupo san-guíneo e o fator Rh (É importante saber nos casos de fator Rh negativo).
Espermograma O material para a realização do exame é obtido no laboratório por meio da masturbação e é indicado o homem não ter relações sexuais entre 2 e 5 dias antes da coleta, além de lavar bem as mãos e o órgão genital antes da coleta.
O espermograma é feito a partir de uma amostra coletada por meio de masturbação e avalia desde o aspecto do ejaculado em si, até a quantidade e as condições dos espermatozoides. Esta análise é feita de acordo com critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde.
“Na investigação da infertilidade conjugal, o espermograma é o primeiro exame solicitado para avaliar a fertilidade masculina”, explica o médico urologista Fábio Pasqualotto. De acordo com ele, apesar de ser um exame simples, alguns homens ficam receosos em realizar o teste.
No caso das mulheres, existe uma série de exames que podem auxiliar na investigação da infertilidade, como o ultrassom transvaginal, a histerossalpingografia e os exames de sangue para medir as dosagens hormonais, pois muitos hormônios agem no corpo da mulher durante o período menstrual e o desenvolvimento da gestação.
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais.
O diagnóstico é feito com exames de sangue para medir os níveis de testosterona, que podem variar ao longo do mesmo dia. Se a deficiência é confirmada, o paciente normalmente é encaminhado a um endocrinologista.
Procure seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado. Andropausa – Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece.
Tradicionalmente, o médico urologista assume importante papel na realização de exames preventivos e check-up para os homens. O urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.
Como o urologista é o médico destinado a tratar do sistema urinário, tanto do homem, quanto da mulher, fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos de: infecções e inflamações em todo o trato urinário; cálculos renais; cânceres no sistema urinário e.
Idealmente o homem deve ir ao Urologista desde o início da puberdade, ou seja, por volta dos 10-11 anos de idade, quando começam a ocorrer transformações notáveis no corpo.
Embora a fimose seja considerada normal em bebês, é importante levar a criança ao urologista a partir dos 4 anos, pois é a idade em que é possível expor totalmente a glande.
11 exames de saúde fundamentais para fazer no começo do ano
Se estão saudáveis, podem seguir a mesma recomendação dos adultos e ir apenas uma vez por ano. Mas, se apresentam alguma doença, devem consultar o médico com a frequência determinada pelo profissional, explica Aier Costa.
Por isso, é indicado que seja realizado ao menos uma vez por ano, de preferência com outros tipos de testes. Este é o chamado “check-up anual”, necessário para verificar e monitorar a saúde como todo. Os resultados do exame de sangue são como uma “triagem” para possíveis investigações quanto à saúde do paciente.