– A Lâmpada a óleo – em formato de lamparina grega, semelhante a do gênio da lâmpada, além de ser uma forte referência a Florence Nightingale, representa também a iluminação do caminho a ser traçado pelo profissionais de enfermagem, bem como o ambiente.
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. ... Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou. Assim, a mitologia grega o colocou como deus da Medicina.
Significado de Serpente substantivo feminino Réptil da ordem dos ofídios; cobra. ... [Figurado] Pessoa pérfida e traiçoeira; víbora: esta mulher é uma serpente. Coisa má ou que produz males: a serpente do ódio.
A lâmpada que compõe o símbolo de enfermagem é uma forte referência à Florence Nightingale. No entanto, ela também representa a iluminação do caminho a ser traçado pelos profissionais da área. A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento.
Conheça os símbolos da enfermagem
Significado de Farmácia substantivo feminino Parte da farmacologia que tem por objeto o preparo dos medicamentos. Estabelecimento onde se preparam e se vendem medicamentos: este remédio está esgotado nas farmácias.
Farmácia - do latim médico «pharmacia», e este do grego «pharmakeia», medicamentos; emprego de medicamentos. Farmacopeia, tratado acerca da preparação dos medicamentos. Do francês «pharmacopée», e este do grego «pharmakopoïia», confecção de drogas (medicamentos, venenos, etc.).
O farmacêutico deve supervisionar e orientar o processo de compra de medicamentos e demais produtos da farmácia ou drogaria. Deve estabelecer critérios para suprir a demanda de medicamentos com qualidade, quantidade e menor custo, de forma que não haja sobra, nem falta de medicamentos no estabelecimento.
A origem das atividades relacionadas à farmácia se deu a partir d século X com as boticas ou apotecas, como eram conhecidas na época. Neste período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Na Espanha e na França, a partir do século X, foram criadas as primeiras boticas.
Em 1809, dentro do curso médico, foi criada a primeira cadeira de matéria médica e farmácia ministrada pelo médico português, José Maria Bomtempo.
1752