Doenças dermatológicas, como as dermatites, costumam estar presentes também outras áreas da pele além do ânus. Fissuras costumam provocar intensa dor no momento da defecação. Coceira anal provocada pelas fezes costuma melhorar pouco tempo depois do ânus ser limpo.
Pomadas à base de nitroglicerina ou nifedipina ajudam a dilatar os vasos anais, aumentando o aporte de sangue e oxigênio para a região da fissura, o que favorece sua cicatrização. A nitroglicerina também ajuda a relaxar o esfincter anal, diminuindo o esgarçamento da fissura e facilitando o ato de evacuar.
Passo a passo
Uma fissura anal é um rasgo doloroso ou ferida aberta na parte final do intestino grosso, o ânus. Os sintomas típicos são uma dor aguda e sangramento vermelho ao evacuar. A causa mais comum é constipação, porque ela produz fezes duras ou grandes que são mais difíceis de eliminar.
A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas. O sangramento anal pode ser assustador, mas na maioria das vezes sua causa não é grave.