No que se refere aos nomes de maior relevância na Literatura Jesuítica, eles são:
Além de Pero Vaz de Caminha, outros representantes que se destacam na Literatura de Informação foram:
Em linhas gerais, é possível reconhecer dois grupos de composição textual na época: os textos de informação e a literatura de formação. Os principais escritores da época foram Pero Vaz de Caminha, José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Podemos citar algumas obras da literatura de informação como, "Diário de Navegação" de Pero Lopes de Souza, "Tratado da Província do Brasil" e "História da Província de Santa Cruz" de Pero de Magalhães Gândavo, "Tratado descritivo do Brasil" de Gabriel Soares de Souza, entre outros.
Este tipo de literatura possui caráter informativo, preocupando-se em descrever claramente a nova terra, sua fauna e flora, riquezas, habitantes e seus costumes. ...
A literatura informativa, também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura meramente descritiva e de pouco valor ...
A Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, que é a denominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI. Além da Literatura de Informação, foi de destaque ao Quinhentismo a chamada Literatura dos Jesuítas. Iniciou-se no Brasil e durou de 1500à 1601.
Literatura informativa: É um segmento do Quinhentismo, que é a dominação das manifestações literárias ocorridas em território brasileiro durante o século XVI. Nesta época,Pero Vaz de caminha escreveu o primeiro texto em nosso país uma carta.
A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
Entre os mais importantes autores de literatura jesuítica naquele período estão Fernão Cardim, que era um missionário e Manuel da Nóbrega, sacerdote jesuíta. O padre José de Anchieta, por seu grande contato com a população indígena, ficou conhecido como o grande piahy, o supremo pajé branco.
O maior representante deste tipo de literatura entre os jesuítas foi o padre José de Anchieta. ... Também com a intenção de catequizar os índios, impor os conceitos europeus a eles, Anchieta foi o introdutor do teatro no Brasil.
As primeiras manifestações literárias no Brasil surgiu em 1500 , o quinhentismo , eram " obras informativas " serviam apenas para informar ao Rei de Portugal ou aos outros navegantes e exploradores onde possuíam riquezas . ... Depois temos a literatura dos jesuítas que era uma literatura de evangelização .
As duas principais manifestações literárias do Quinhentismo no Brasil são:
Sendo assim temos dois tipos de literatura que eram feitas naquela época pelas pessoas que pensavam em habitar o Brasil. ... Depois temos a literatura de catequese, ou jesuítica, que servia para a catequização dos índios, isso porque eles acreditavam que os índios deveriam ser catequizados.
Explicação: Quanto ao sentimento nativista das primeiras manifestações literárias feitas no Brasil, podemos afirmar que é um sentimento tênue de apego à terra brasileira que, mais tarde, irá desaguar no nacionalismo do romantismo.
A resposta correta se encontra na letra A , as manifestaçoes literárias sofriam fortes influências da literatura portuguesa.
As principais características desse período foram às crônicas de viagem através de textos descritivos e conquista espiritual e religiosa. Espero ter ajudado!
(UFSM) O Quinhentismo, enquanto manifestação literária, pode ser definido como uma época em que: I - não se pode falar, ainda, na existência de uma. literatura brasileira, pois a cultura portuguesa estabelecia. as formas de pensamento e expressão para os escritores.
* É explícita a influência do catolicismo nos primeiros textos que constituem as origens da literatura brasileira. ... A literatura informativa do chamado Quinhentismo brasileiro não empenha-se em fazer uma espécie de registro religioso , pois o faz com a música.
Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa. ... A literatura de informação teve seu fim no começo do século XVII.
O Quinhentismo é o nome dado a todas as formas de expressões literárias ocorridas no Brasil durante o século 16. O quinhentismo representa a visão dos europeus que aqui chegaram acerca da colônia, dos índios e das riquezas naturais. ... Isso ocorre porque tais formas de literatura informavam aos europeus como era o Brasil.