Os psicólogos acreditam que uma das razões pelas quais as pessoas temem aranhas é por causa de alguma experiência anterior direta com os aracnídeos que incutiu o medo nelas. Isso é conhecido como o ponto de vista de "condicionamento" de aracnofobia.
Vale ressaltar que a principal forma de tratamento é a psicoterapia. Ainda, a terapia comportamental é uma das abordagens mais indicadas e com resultados duradouros. As principal técnica no tratamento da aracnofobia é a dessensibilização sistemática.
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
Nictofobia ou Noctifobia consiste no medo do escuro ou da noite. O medo do escuro nem sempre diz respeito à própria escuridão; também pode ser um medo de perigos possíveis ou imaginários ocultados pela escuridão. Algum grau de medo do escuro é natural, especialmente como uma fase do desenvolvimento infantil.
Os sintomas psicológicos do medo da escuridão incluem pensamentos de morte, medo de ser atacado por fantasmas ou monstros, recusar-se a dormir sozinho ou a sair de casa depois do anoitecer, ficar acordado a noite toda ou acordar várias vezes durante a noite.
Lista com alguns nomes de fobias
Uma fobia específica ou simples é um medo ilógico causado pela presença de uma situação ou de um objeto particular. Este tipo de fobia é sabido para não causar suave ou nenhum perigo, e frequentemente torna-se durante a infância e torna-se menos severo como o indivíduo obtem mais velho.
A Cenosilicafobia é uma fobia caracterizada pelo medo paralisante e irracional de ver copos vazios. A palavra Cenosilica... ... A Cenosilicafobia é uma fobia caracterizada pelo medo paralisante e irracional de ver copos vazios. A palavra Cenosilica...
O medo é uma sensação gerada a partir de situações de perigo ou da preocupação de que algo aconteça de forma contrária ao que estava previsto. Ele pode causar o estresse, a ansiedade e sensações de “luta ou fuga” – luta para enfrentar essas situações e fuga para ficar bem longe delas.
7 tipos de fobia mais comuns
O medo provoca uma reação rápida e involuntária no nosso cérebro. Coloca em funcionamento uma rede complexa que nos permite iniciar comportamentos para escapar da situação. Em outras palavras, a ínsula faz com que comecemos a suar, nosso coração acelera preparando-se para a fuga, e nossas pernas se ativam para correr.
A) Falta de conhecimento do assunto; falta de experiência no uso da palavra e autoimagem negativa. B) Timidez; Introspecção; falta de experiência no uso da palavra. C) Falta de habilidades com as técnicas da comunicação; falta de vocação; despreparo.
Medo é uma característica inata do ser humano. Todo ser humano tem medo, e este faz parte da evolução humana e está relacionado com o nosso instinto de sobrevivência, mas, em alguns casos o medo pode nos paralisar e impedir de executarmos determinadas atividades, cumprir nossas metas e objetivos.
Que demonstra timidez ou acanhamento; hesitante.