Aracnofobia é a fobia de aranhas. A pessoa que apresenta fobia de aranha mantêm distância de locais onde possam existí-las, evitam viajar para o campo ou morar em um lugar onde apareça uma aranha, mesmo sendo pequena.
Ainda, a terapia comportamental é uma das abordagens mais indicadas e com resultados duradouros. As principal técnica no tratamento da aracnofobia é a dessensibilização sistemática. Por conseguinte, o tratamento pode ter um auxilio de medicamentos como, antidepressivos e controladores da ansiedade.
Os psicólogos acreditam que uma das razões pelas quais as pessoas temem aranhas é por causa de alguma experiência anterior direta com os aracnídeos que incutiu o medo nelas. Isso é conhecido como o ponto de vista de "condicionamento" de aracnofobia.
Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar. Porém, esses sintomas podem variar de pessoa a pessoa dependendo do grau do transtorno.
Por que as pessoas têm medo de sangue Como dito anteriormente, a hematofobia pode estar associada a um evento traumático, como por exemplo, uma pessoa que já sofreu uma hemorragia ou algumas lesão forte. Contudo, acredita-se que o medo de sangue também pode surgir por causa de fatores genéticos.
Clique aqui para abrir o player de áudio. Sempre abrir. Hematofobia também designada como hemafobia ou hemofobia, é uma patologia psicológica caracterizada pelo medo exagerado ou irracional de ver sangue.
O sangue é rico em ferro, que o nosso corpo tem dificuldade para expelir. Por isso, consumi-lo em excesso pode acarretar em overdose de ferro – que pode, inclusive, matar! Isso porque o ferro em demasia pode gerar hemocromatose, causando riscos ao fígado, diminuindo a pressão arterial e causando desidratação.
O tratamento mais eficaz para fobias específicas é um tipo de psicoterapia chamada terapia de exposição. Durante a terapia de exposição, você trabalha com um psicólogo para aprender a dessensibilizar-se ao objeto ou situação que teme.
Acondroplasiafobia
As fobias são alterações de ansiedade e diferem de pessoa para pessoa, os tipos mais comuns são a social, que é o medo de estar sendo observado por outras pessoas e de se sentir exposto; a simples, que é o medo de objetos ou situações concretas; e a agorafobia, que é o medo de ir a lugares públicos e não poder sair ...
É uma espécie de egocentrismo que nos faz achar que há sempre alguém a observar-nos, avaliar-nos e a julgar o que fazemos, que por vezes pode ser mais forte, dando origem a esta sensação mais aguda. Além disso, a ciência revela que os nossos olhos veem mais do que imaginamos.
Essa sensação de presença, de sentir que alguma coisa ou alguém está perto de você, é um fenômeno que ocorre com mais frequência do que imaginamos e, mesmo assim, é assustador. Esse fenômeno é experimentado como algo muito real. As pessoas sentem que há alguém muito próximo, embora não possam vê-lo.