Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.
Por serem sésseis, as esponjas não podem fugir de seus predadores, tais como peixes, moluscos, tartarugas marinhas, ouriços e estrelas-do-mar. Por conta disso, muitas espécies possuem mecanismos químicos de defesa, liberando substâncias tóxicas quando ameaçadas!
A esponja pertence aos filo Porifera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos. Sendo animais aquáticos são encontrados em mares polares e tropicais. Os poríferos são animais sésseis, ou seja,ele ficam presos a rochas, conchas, etc. e não apresentam nenhum tipo de movimentação.
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.
A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: ... Filo Cnidária – nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos.
Digestão. Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular. ... As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando.
Verminoses causadas por Platelmintos