A compatibilização de projetos na construção civil serve para verificar o que foi traçado pelos diversos projetistas a fim de evitar interferências entre os projetos elétrico, hidrossanitário e estrutural, por exemplo.
Significado de Compatibilizar verbo bitransitivo e pronominal Ocasionar a compatibilidade de; fazer ficar compatível; conciliar: compatibilizar a hora das aulas com a academia; compatibilizou-se com as teorias de seu professor. Etimologia (origem da palavra compatibilizar).
São conhecidos como projetos complementares, os projetos técnicos que se integram ao projeto arquitetônico e que o completam. Os mesmos devem ser realizados por engenheiros especialistas em cada área. Nos projetos complementares, todos os elementos são previamente dimensionados, especificados e compatibilizados.
São chamados de projetos complementares os projetos estruturais e fundações, elétrica, hidrossanitário, luminotécnica, climatização, proteção contra incêndio, acessibilidade, entre outros. Todos estes projetos devem seguir as normas vigentes estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A chave para projetos complementares de qualidade é a sua adequação ao projeto arquitetônico, e a possibilidade de flexibilização de estruturas de acordo com as necessidades estéticas ou práticas dos ambientes.
Quais as principais etapas de um projeto de construção?
A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.