As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando à checagem das causas atribuídas a ele. Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema.
Como pode ser observado, para se ter como fazer pesquisa quali-quantitativa é necessário se valer de dados numéricos (de um ou mais tipos) e, em seguida, efetuar a interpretação e análise desses dados.
A pesquisa qualitativa costuma ser realizada quando o objetivo do estudo é entender o porquê de determinados comportamentos. Um bom exemplo é quando utilizada para a compreensão a respeito da motivação de um grupo em escolher uma marca, empresa ou produto.
Seu foco fundamental é a construção do projeto de investigação. Em seguida, estabelece-se o trabalho de campo que consiste no recorte empírico da construção teórica elaborada no momento. Essa etapa combina entrevistas, observações, levantamentos de material documental, bibliográfico, instrucional etc.
Segundo Gonsalves (2001, p. 67), A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com a população pesquisada. ... Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas [...].
Desta forma, a pesquisa de campo tem a finalidade de observar fatos e fenômenos da maneira como ocorrem na realidade por meio da coleta de dados. Posteriormente tais dados serão analisados e interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida e bem fundamentada.
Na pesquisa de campo, cabe ao pesquisador realizar a observação minuciosa do objeto de estudo e como ele se comporta no seu ambiente real. Além disso, deve realizar a coleta de dados referentes ao objeto e, por último, fazer a análise e a interpretação destes dados.
Pesquisa de Campo é o tipo de estudo onde se observa, faz a coleta de dados, analisa e interpreta os resultados referentes ao seu objeto de estudo, diretamente do seu ambiente natural ou da realidade onde ele ocorre.
Fruto da observação de dados in natura, a pesquisa de campo requer instrumentos que dêem precisão e profundidade aos estudos para certificar os resultados obtidos. ... Neste universo, os tipos de pesquisas variam conforme seus objetivos, procedimentos de coleta e, também, conforme as fontes de informação.
A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem realmente, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado.
Realiza pesquisa, por telefone ou presenciais, de satisfação do cliente e preços da concorrência, a fim de identificar a qualidade nos produtos e serviços prestados e oportunidades de melhoria nos negócios. Quer saber mais? Confira tudo sobre o cargo de Pesquisador de Campo - O que faz, salário e carreira.
Em outros casos a pesquisa teórica é apresentada de forma independente da aplicação prática. Já a pesquisa empírica, também conhecida como pesquisa de campo, pressupõe a comprovação prática através de diversos métodos sejam de observação ou experimentação em determinado contexto com o objetivo de colher dados em campo.
Levantamento vai focar nos termos característicos da população, já o estudo de caso gira em torno de um problema. O estudo de campo foca em entender as diferenças entre os indivíduos do grupo.
O estudo de caso é um método de pesquisa que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.
Entende-se por pesquisa bibliográfica o ato de fichar, relacionar, referenciar, ler,arquivar, fazer resumo com assuntos relacionados com a pesquisa em questão. ... Já a pesquisa de campo consiste na observação dos fatos tal como ocorremespontaneamente.
A Pesquisa Bibliográfica compreende o levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato on-line ou cd-rom. ...
Entende-se por pesquisa bibliográfica a revisão da literatura sobre as principais teorias que norteiam o trabalho científico. Essa revisão é o que chamamos de levantamento bibliográfico ou revisão bibliográfica, a qual pode ser realizada em livros, periódicos, artigo de jornais, sites da Internet entre outras fontes.
A pesquisa quantitativa reúne dados que podem ser codificados de forma numérica. Usado para entender os motivos, opiniões e motivações subjacentes. ... A pesquisa quantitativa é usada para quantificar um problema por meio da geração de dados numéricos ou dados que podem ser transformados em estatísticas utilizáveis.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
A escolha vai depender da área, do objeto e dos objetivos da pesquisa.
4 tipos de pesquisa quantitativa
Felizmente, hoje, muitas revistas científicas publicam pesquisas qualitativas de modo habitual. ... Os pontos essenciais para a construção de um artigo nesta modali- dade de pesquisa abrangem todos os seus componentes tradicionais: título, resumo, introdução, objetivo, método, resultados e conclusões.
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de pesquisa menos estruturada usada para obter informações aprofundadas sobre a motivação e o raciocínio das pessoas. O objetivo final é desenvolver um entendimento profundo de um assunto, questão ou problema da perspectiva de um indivíduo.
A pesquisa qualitativa foca na experiência do sujeito durante o processo, isto é, trabalha-se a subjetividade, por meio da fala ou escrita. Portanto, a pesquisa qualitativa procura compreender um fenômeno sem a utilização de estatísticas, porém com o uso de interpretações e narrativas.