O Exame Raio-X de Mãos e Punhos para Idade Óssea geralmente é solicitado pelo pediatra para avaliar a idade óssea das crianças para saber o quanto ela pode crescer.
3. Quando se olha para a radiografia de uma mão, observa-se que, na chapa, as posições correspondentes aos ossos são claras. Isso se deve ao fato de nos corpos constituídos por átomos mais pesados: a) ser menor a absorção de raios X.
A altura e a Idade Óssea (IO) de uma criança podem ser usadas para prever a altura dela quando adulta. Durante o crescimento da pessoa, desde a vida fetal até a infância, puberdade e o seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e de forma. Essas mudanças podem ser vistas na radiografia.
O exame de idade óssea permite uma avaliação do estágio de crescimento de uma criança e da possível altura dela na idade adulta. Trata-se de uma radiografia de mão e punho para determinar quanta cartilagem ainda existe nessa região.
A avaliação da “idade óssea” ou maturação esquelética é realizada através de um exame radiográfico da mão e do punho não-dominantes do paciente. O objetivo é determinar o grau de “maturação” dos ossos através da avaliação dos espaços entre eles, onde estão localizadas as cartilagens de crescimento.
A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica.
A idade óssea é uma maneira de descrever o grau de maturação dos ossos de uma criança. Durante o crescimento da pessoa desde a vida fetal até à infância, à puberdade e ao seu final como um adulto jovem, os ossos do esqueleto mudam de tamanho e forma. Essas mudanças podem ser vistas no raio-X.
Na verdade a velocidade de crescimento já diminui muito depois do estirão da puberdade, e principalmente após os 18 anos, praticamente se encerra todo o crescimento e desenvolvimento estatural. Após esse período, apenas terminamos o crescimento cranio-facial perto dos 21 anos de idade.