EQST

O Que Efeito Incretina?

O que é efeito incretina?

Chamamos "efeito incretina" quando a glicose ingerida por via oral aumenta em cerca de 60% o estímulo à secreção de insulina em comparação com a administração venosa de glicose.

Quais são as sulfonilureias?

As sulfonilureias são fármacos que promovem a liberação de insulina a partir das células beta do pâncreas. Também conhecidos como secretagogos juntamente com as meglitinidas por aumentarem a secreção de insulina para o sangue.

O que é sulfoniluréias?

As sulfonilureias são antidiabéticos muito eficazes. Costumam reduzir a hemoglobina glicada em cerca de 1,5 por cento, mesmo quando outros medicamentos já estão sendo utilizados (1).

Como agem as sulfonilureias?

As sulfonilureias aumentam a sensibilidade dos receptores celulares para a insulina e também eventualmente o seu número. As sulfonilureias diminuem a resistência periférica à insu lina, por potenciação desta a nível post-receptor. Por outro lado as sulfonilureias diminuem a produção hepática de glicose.

Qual mecanismo de ação das sulfonilureias Cite dois fármacos dessa classe?

As sulfoniluréias são derivadas das sulfonamidas, mas, não apresentam atividade antibacteriana. Estimulam a liberação da insulina pelas células beta do pâncreas, reduzem os níveis sanguíneos do glucagon, aumentando a ligação da insulina com os tecidos-alvos e os receptores.

Qual o mecanismo de ação das biguanidas?

Biguanidas. O mecanismo de ação consiste em ativar a enzima AMPK e reduzir a produção hepática de glicose. É excretada pelos rins na forma do composto ativo. Efeitos colaterais e interações medicamentosas: Em pacientes com insuficiência renal, as biguanidas acumulam-se e, portanto, aumentam o risco de acidose láctica.

Como a gliclazida age no organismo?

Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de glicose por estimulação da secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans. O aumento de insulina pós-prandial e a secreção de peptídeo C persistem após 2 anos de tratamento. Além destas propriedades metabólicas, a Gliclazida possui propriedades hemovasculares.

Quais os efeitos colaterais da gliclazida?

Distúrbios gastrintestinais, tais como dor abdominal, náusea, vômito, dispepsia, diarreia e constipação foram relatados: esses distúrbios podem ser evitados ou reduzidos se a administração de Gliclazida for feita no horário do café da manhã.

Pode tomar gliclazida e metformina?

Gliclazida + Cloridrato de Metformina é indicada para adultos com diabetes mellitus tipo 2 adequadamente controlada com metformina e gliclazida administradas concomitantemente em comprimidos separados, na mesma dose de Gliclazida + Cloridrato de Metformina.

O que é gliclazida para que serve?

A gliclazida é destinada ao tratamento de diabetes tipo 2 (tipo de diabetes, no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina), diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.

Como tomar a gliclazida?

Este medicamento apenas deve ser utilizado em adultos. A dose diária pode variar de 1 a 4 comprimidos ao dia, isto é, de 30 a 120 mg em uma única tomada por via oral no café da manhã. Recomenda-se engolir os comprimidos inteiros com um copo de água. Se uma dose for esquecida, a dose seguinte não deve ser aumentada.

Quais são os efeitos colaterais da metformina?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com metformina são problemas digestivos como náusea, vômito, diarreia, dor na barriga, perda de apetite e alterações no paladar.