Quando duas características são controladas por genes localizados no mesmo cromossomo, dizemos que estes estão ligados e a denominação que se dá a este fenômeno é linkage ou ligação gênica.
Segregação em Biologia Em biologia, a segregação está na área da genética, uma vez que é designada a separação dos cromossomos do pai e da mãe.
O acompanhamento simultâneo de dois pares de genes alelos se chama diibridismo. As sementes amarelas e lisas têm genótipo VVRR e só possuem a possibilidade de formar gametas VR.
Resposta. Locus (do latim "lugar" , no plural loci) é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de loci conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético.
O Mapeamento Genético provém das palavras em inglês “Gene Mapping”. Este mapeamento era uma abordagem utilizada para identificar os genes e sua localização no genoma, muito antes do início do Projeto de Sequenciamento do genoma Humano.
Atualmente o mapeamento completo varia de R$ 6 mil a R$ 12 mil. Se a paciente tiver antecedentes de câncer de mama e de ovário na família, pode-se iniciar a investigação pelos parentes e focar o teste em genes específicos, reduzindo-se o valor em 80%. Por enquanto o SUS ainda não cobre este tipo de procedimento.
O mapeamento genético auxilia dramaticamente no diagnóstico muito precoce de uma condição de saúde, e pode fornecer evidências sólidas de que uma doença hereditária está ligada a um ou mais genes.
Na área da genética, mapeamento genético significa: determinar a localização de um ou mais genes dentro de todo o nosso conjunto de DNA. Em outras palavras, o mapeamento serve para indicar em qual parte do DNA está posicionado um gene ou um grupo de genes.
"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.
O médico geneticista, após completar sua graduação em medicina, especializa-se por meio de residência médica na área e atua na investigação diagnóstica e orientação nas seguintes áreas: Triagem neonatal e erros inatos do metabolismo. Anomalias congênitas e alterações cromossômicas. Doenças neurológicas da infância.