O processo de mistura é simples: normalmente, uma bolinha de naftalina para cada 0,75 litro de gasolina já é o bastante para obter o provável resultado. E mais: não se joga, simplesmente, as bolinhas dentro do tanque.
Existem meios de se aumentar a octanagem da gasolina, um deles é adicionar determinados compostos, chamados de antidetonantes, tais como o etanol e o metil-t-butil-éter ou MTBE.
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um. Pode ou não ser a melhor opção.
Sabe-se que o thinner é uma substância caracterizada por ser altamente inflamável e por não conter aditivos lubrificantes, pode acabar superaquecendo o cilindro do motor. Além disso, a mistura com thinner também pode estragar a bomba de combustível.
A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.
15 – Mais limpa – A gasolina Shell V-Power Nitro+ é o combustível mais limpo quando comparado com gasolina comum, e com outras aditivadas. Reduz depósitos no sistema de alimentação de combustível, que comprometem o bom funcionamento do motor.
— O álcool é o melhor limpador de motores que existe, e a gasolina é lubrificante — compara Henrique, da SAE. Por isso, o especialista diz ser interessante trocar completamente de combustível a cada dez tanques, em média. ... Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.
Quanto mais tempo o álcool estiver no tanque, maior será a concentração de água. ... Por isso, ao deixar o carro a gasolina sem funcionar muito tempo ou mesmo ao admitir uma gasolina “velha” pelo sistema de partida a frio (no carro a álcool ou flexível), pode haver dificuldade de ligar o motor.
Esses aditivos podem significar que certas impurezas entrarão em contato com o motor do seu equipamento, fazendo com que ele seja danificado ao longo do tempo e sua vida útil diminua exponencialmente.
De fato, usar gasolina comum ou aditivada não vai afetar o desempenho e nem o consumo da moto. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, gasolina aditivada não aumenta a potência do motor. ... A gasolina aditivada é a gasolina comum, de 92 octanas, que recebeu aditivos que ajudam na limpeza do motor.
O motor pode utilizar gasolina aditivada, comum ou etanol em carros flex em qualquer proporção, pois ele faz automaticamente o reconhecimento para receber os diferentes combustíveis.
Uma das características do automóvel flex é ter um sensor no escapamento chamado sonda lambda, que detecta qual combustível está sendo queimado no motor. ... Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.
"O uso contínuo de gasolina aditivada minimiza a possibilidade destes problemas, pois contém detergentes que diluem a sujeira e limpa o motor, e além disso, o tempo de oxidação é mais longo", comenta Pereira. Sendo assim, a melhor recomendação para uso da gasolina comum é quando o uso será contínuo.
O combustível merece atenção. E não só em relação ao posto onde você abastece o seu carro. Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo.
Melhor aditivo para gasolina
Aditivo de Combustível AcDelco Flex Power 200ml - Original Chevrolet. Para Toda a Linha GM e outros automóveis Flex, Gasolina ou Álcool. Como Usar: Adicionar 01 frasco do aditivo de combustíveis ACDelco FlexPower a cada quatro abastecimentos ou a cada 200 litros, sempre com o tanque cheio.
Utilizar os aditivos de combustível, no entanto, requer cuidados. Eles devem ser sempre adicionados com o tanque cheio para que sejam diluídos na quantidade certa – a medida correta é um frasco de 200 ml para cada 200 litros de combustível, segundo informa a AC Delco, um dos mais conhecidos fabricantes de aditivos.
O MTBE é usados como aditivos para obter melhor combustão da gasolina.
Informações do produto
Aditivo de Radiador Economy G12++ Original Volkswagen à Base de Etilenoglicol - 1L.
A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.
Radiador gol G5 Precisa dar uma solda nele conforme mostra na foto 3, fora isso tá perfeito . Valor 80 reais .